De acordo com levantamento, Santos lidera ranking das melhores cidades do país

Por #Santaportal em 08/12/2015 às 13:11

ESTUDO – A cidade de Santos é a melhor cidade do Brasil para se viver de acordo com levantamento da Delta Economics. O estudo, baseado em 78 indicadores, entre eles governança, saúde, educação e segurança. A pesquisa divulgada na terça-feira (8), leva em conta outro diferencial, o grau de adaptação de uma cidade a novos rumos de desenvolvimento.

Na concepção da consultoria, também na avaliação da infraestrutura das cidades o conceito de Charles Darwin deve ser aplicado. Segundo a pesquisa, “seleção natural no mundo biológico também é válida para o mundo econômico, em geral, e para as cidades, em particular. A capacidade de adaptação das cidades e regiões é um dos elementos mais importantes na definição da trajetória de desenvolvimento do país”.

Dentro desse conceito, Santos ocupa a primeira posição entre os cem melhores municípios, à frente de Belo Horizonte e Jundiaí. É a segunda vez que essas cidades despontam nas primeiras colocações. Entre as 20 melhores cidades, segundo a Delta, figuram Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, São Paulo, Vitória e Brasília. Ou seja, mais da metade das 20 melhores cidades não tem status de capital.

Na visão da consultoria, a capacidade de adaptação de uma cidade é determinante para seu desenvolvimento, pois as empresas investidoras veem com bons olhos solidez da administração municipal, atualizações de planos urbanos estratégicos e criação de incentivos ao setor produtivo, entre outros.

No caso de Santos, a cidade conseguiu assegurar para este ano e meados de 2016 o maior volume de investimentos em obras dos últimos 50 anos, com renovação da rede de saúde, instalação de um novo hospital na cidade e início das obras de reformulação da entrada da cidade, um projeto dos anos de 1970, e meta de manter 51% de seus alunos em tempo integral nas escolas.

A cidade, também de grande potencial turístico, já dispõe demais de 510 câmeras de segurança de alta qualidade, com cobertura total na orla, sem pontos cegos. É praticamente impossível que algo ocorra na faixa de praia sem que agentes de segurança não percebam. Até 2016, mais de R$ 40 milhões serão investidos em segurança e em junho, com o Centro de Controle Operacional, todos os agentes públicos e concessionárias terão imagens em tempo real de vários pontos da cidade para solucionar emergências urbana e eventuais danos a mobilidade.

Confira a lista completa com as 20 cidades elencadas no estudo:

1 – Santos (SP)

2 – Belo Horizonte (MG)
3 – Jundiaí (SP)
4 – Blumenau (SC)
5 – Campinas (SP)
6 – Mogi das Cruzes
7 – São Bernardo do Campo (SP)
8 – Curitiba (PR)
9 – Santo André (SP)
10 – Mauá (SP)
11 – Florianópolis (SC)
12 – Bauru (SP)
13 – Uberlândia (MG)
14 – Rio de Janeiro (RJ)
15 – Porto Alegre (RS)
16 – Goiânia (GO)
17 – São Paulo (SP)
18 – Diadema (SP)
19 – Vitória (ES)
20 – Brasília (DF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.