Cruz com 'espetos' em frente a paróquia em Santos gera críticas de Padre Júlio Lancellotti

Por Marcela Morone em 21/08/2023 às 11:00

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Um monumento em forma de cruz, erguido em frente à Paróquia Sagrada Família, no Jardim Castelo, em Santos, causou polêmica nas redes sociais neste fim de semana. Em sua conta no Instagram, o Padre Júlio Lancellotti publicou uma imagem da cruz com “espetos” e gerou debate quanto à função verdadeira das estruturas instaladas.

Conhecido por suas ações em prol de pessoas em situação de rua, Padre Júlio associou os espetos colocados na cruz à aporofobia, termo que significa aversão a pobres e desfavorecidos. “Impressionante, até na cruz”, diz a postagem. O pároco também marcou a Diocese de Santos em sua publicação.

Em nota, a Diocese informou que a cruz foi erguida na Praça Doutor Bruno Barbosa como um monumento da comunidade por ocasião dos 50 anos da criação da Paróquia Sagrada Família, em 2018, e que a cruz está sob gestão da Prefeitura.

“A Igreja de Santos acolhe com respeito os pobres, que são sempre bem vindos e atendidos em nossa comunidade, que tem também muitas iniciativas de ajuda a moradores de rua”, diz o posicionamento.

A Diocese afirmou, ainda, que os obstáculos foram instalados devido a pessoas que usariam o monumento para realizar manobras de skate e namorar.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Santos ressaltou que não foi responsável pela instalação da cruz, mas que retirou os “espetos” na tarde deste domingo (20), “de forma que o monumento retorna ao formato entregue no ato da inauguração”.

Debate

A foto postada por Padre Júlio gerou opiniões divergentes nos comentários da publicação.

“Às vezes, me pergunto que cristianismo é esse que as pessoas falam. As palavras de Jesus Cristo que conheço é a que inclui todos, principalmente os mais pobres”, diz um internauta.

“Na época que [a cruz] foi feita, muitas pessoas não respeitaram a escultura. Andavam de skate em cima da cruz, casais de namorados com cenas que também não respeitavam a cruz. Por isso a ideia de colocarem objetos pontudos, nada além disso”, diz outro comentário.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.