Clientes dizem terem sido vítimas de golpe de revendedora em Santos

Por Santa Portal em 05/06/2022 às 19:15

Reprodução/Mega Automóveis
Reprodução/Mega Automóveis

Clientes de uma revendedora em Santos dizem terem sido vítimas de golpe do dono do estabelecimento comercial. O Santa Portal ouviu duas pessoas que alegam terem sido lesadas pela loja, localizada no bairro Embaré.

Uma das vítimas, um atendente de supermercado que não quis se identificar, revelou como aconteceu o episódio. “Vim morar em Portugal e, como não tinha sentido deixar um carro no Brasil, coloquei meu carro à venda em setembro do ano passado. Anunciei na OLX e, algum tempo depois, um vendedor da Mega Automóveis pediu para que eu deixasse o veículo na loja, na forma de consignação, para que eles vendessem e, depois, repassassem o valor para mim. Assim eu fiz e, posteriormente, fui apresentado por esse David até uma vendedora chamada Sandra, que não está mais lá, e também ao Apolinário, que é o dono dessa revendedora. Ficou combinado que se o veículo não fosse vendido até uma determinada data em outubro, a loja compraria o carro e me repassaria o valor. Era até um valor baixo, de R$ 14 mil. Eu queria vender rápido. Acordamos uma data de pagamento: 16 de outubro. Nessa data, ele deveria me repassar o valor, mas foi aí que começou o problema. Liguei várias vezes e não conseguia localizá-lo. Depois de muitas tentativas, consegui falar e ele me pagou R$ 3 mil, ficou me devendo R$ 11 mil”, contou.

Com a promessa de que o restante do valor da venda do automóvel seria depositado, o atendente relata que não teria recebido mais informações nem da revendedora, nem de seu proprietário, sobre como seria realizado o pagamento.

“Desse tempo para cá, fiz vários contatos com o Instagram da loja. Achei que pelo fato de a situação estar sendo exposta ele me pagaria, mas isso não ocorreu. O meu veículo foi utilizado erradamente, pois ele foi repassado para outra pessoa. Recebi multa no meu nome, mesmo morando em Portugal. Tem sido um transtorno gigante. Infelizmente, não é um caso isolado, são dezenas de casos e processos contra o proprietário e essa revendedora”, afirmou.

Problemas na compra

O professor Luiz Antonio da Silva Santos também diz ter sido vítima de golpe. Ele comprou um veículo na loja, em 2020, mas alega nunca ter conseguido receber da revendedora a documentação do automóvel. “Eu comprei um Palio em 2020, paguei documentação, dei entrada e foi feito um financiamento. Todo mês eu ligava para o Apolinário para saber da documentação e ele falava que estava resolvendo, mas nunca resolvia”, disse.

Luiz Antonio conta ainda que, na tentativa de resolver logo a situação, chegou a aceitar até mesmo uma contraproposta. “No início deste ano, eu fui até a loja e ele me ofereceu um negócio: trocaria o Palio por um Fiesta. Ele disse que ia fazer o financiamento, mas não conseguiu por um banco, disse que faria por outro. No final das contas, ele fez o financiamento de um Honda City, sem o meu consentimento”, explicou.

Mas quando acreditou que, finalmente, tudo seria resolvido, o professor citou ter tido mais uma surpresa. “Quando fui uma vez na loja, descobri que ele tinha emprestado o Honda City para outra pessoa, porque encontrei o casal na loja e, também, porque chegaram multas em casa. Ele falou que iria negociar, pagar as dívidas do carro, que iria acertar tudo e não acertou nada. Ele não pagou nenhuma parcela do Honda City, não desfez o contrato, não entregou o Fiesta e ainda emprestou esses veículos para outras pessoas”, destacou.

Mobilização nas redes sociais

Os dois casos que mostramos na reportagem não são os únicos de pessoas que alegam terem passado por esse tipo de situação. Em um grupo de WhatsApp, 37 pessoas disseram terem sofrido prejuízo na hora de vender ou comprar um veículo da revendedora.

“Fiz vários contatos com eles pelas redes sociais e comecei a notar que mais de 20 pessoas estavam me chamando, falando que também se sentiam lesadas. Cada uma dessas pessoas tinha tido um tipo de problema. Teve gente que deixou o carro na loja para fazer uma avaliação, nesse tempo eles teriam vendido esse veículo para uma outra pessoa, sem autorização. Ele usava os dados de clientes para financiar veículos nos nomes deles, sem autorização alguma. Então foram diversos tipos de fraudes. Já são mais de 30 processos contra ele, além de diversos boletins de ocorrência”, revelou o atendente de supermercado

“Ele continua solto, é difícil falar com ele. Pelo que ouvimos falar, ele estaria fazendo o mesmo tipo de coisa em Praia Grande agora. Cada hora aparecem mais pessoas que foram lesadas por ele. Sabemos que vai ser difícil recebermos o dinheiro, mas queremos que ele vá preso, até mesmo para que ele não cometa esse tipo de crime com outras pessoas”, concluiu.

Outro lado

O Santa Portal entrou em contato, por telefone, com o proprietário da revendedora e ele informou que só irá se pronunciar depois de conversar com o advogado. O espaço segue aberto para a manifestação do comerciante e, assim que houver um posicionamento por parte dele, será publicado nesta reportagem.

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