Central de Vacinas é inaugurada em Guarujá com capacidade para 17 mil doses

Por Santa Portal em 12/01/2022 às 21:02

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Guarujá inaugurou a nova Central de Vacinas nesta terça-feira (11), equipamento com capacidade para armazenar 17 mil doses de 22 tipos de imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. 

A inauguração integra a programação da Semana do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro. A Central fica na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros, situada à Rua Rouxinol, 25.

“A Central de Vacinas é a nossa intendência, a nossa retaguarda, numa guerra que estamos travando contra a pandemia. Outras prefeituras já nos procuram para reproduzir o nosso modelo de equipamento A partir daqui é feita toda a distribuição e já aplicamos mais de 575 mil doses de vacina porque somente assim fazemos o enfrentamento à pandemia, reduzimos a quantidade de internações em leitos de UTI e podemos salvar vidas”, ressaltou o prefeito, Válter Suman

A solenidade contou com a participação do chefe do Executivo, a vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado; o secretário municipal de Saúde, Giuliano Vidotto; vereadores, autoridades locais e servidores públicos da pasta.

O antigo espaço era composto por duas salas, uma para armazenamento dos medicamentos imunobiológicos, com oito câmaras de conservação e um freezer para guardar gelo reciclável. Foram adquiridas mais cinco câmaras, totalizando 13, além de um freezer. Nos equipamentos, serão conservados imunizantes contra a covid-19, meningite, HPV para adolescentes, ACWY, influenza, entre outros. A Central possui vigilância por 24 horas e um gerador de energia, garantindo a segurança das vacinas.

Foram construídos novos cômodos para ampliação do espaço e aumento da capacidade. O equipamento conta agora com uma sala de recepção, uma copa, um banheiro e um espaço externo para guardar material de limpeza.

Equipe técnica

A equipe da Central de Vacinas será composta por dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um agente operacional, um motorista e um auxiliar de limpeza. O equipamento contará com um veículo exclusivo, adaptado e climatizado para o transporte dos imunobiológicos.

A enfermeira e responsável técnica pela imunização no Município, Ana Teresinha Lopes Plaça, foi homenageada com o seu nome inscrito numa placa ao lado da placa oficial de inauguração. “Desde que nascemos, aprendemos a importância das vacinas, que já erradicou várias doenças. Sou enfermeira há 40 anos e trabalho com vacinação há mais de 30. Fico extremamente grata com essa homenagem no dia de hoje”, relata Ana Teresinha.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.