Câmara de Guarujá rejeita e arquiva novos pedidos de impeachment contra o prefeito

Por Santa Portal em 12/04/2022 às 19:41

A Câmara Municipal de Guarujá rejeitou e arquivou dois novos pedidos de impeachment recebidos contra o prefeito Válter Suman durante sessão nesta terça-feira (12). Na semana passada, os vereadores aprovaram um pedido de impeachment contra o prefeito e foi instaurada uma comissão para apurar a denúncia composta por três vereadores.

O arquivamento do segundo pedido de impeachment se deu pelo documento tratar-se de uma cópia do primeiro pedido, que foi aprovado. O terceiro pedido foi rejeitado por não se encontrar conforme a legislação, de acordo com a Câmara.

Os pedidos avaliados nesta terça-feira foram feitos pelo empresário Patrick Andrade da Silva Sacramento e pelo radialista Jalmir Gibbon Fernandes.

Como os dois pedidos não foram aprovados pela Câmara, eles não foram incorporados à comissão processante aprovada na última terça-feira (5). Os pedidos têm base nas denúncias e investigação da Operação Nácar-19, da Polícia Federal (PF), que investiga o prefeito Válter Suman, além de membros de sua família e outros políticos por envolvimento em um esquema de lavagem e desvio de dinheiro da Saúde.

Investigação

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), chegou à sede da Polícia Federal (PF), no Centro de Santos, na manhã da última quinta-feira (7), para prestar depoimento.

O prefeito foi visto entrando na sede da Polícia Federal, no Centro de Santos, por volta das 11h, para participar de uma oitiva. Ele era esperado no período da tarde, mas resolveu ir mais cedo.

Afastado do cargo, Suman é investigado pela Polícia Federal por possíveis desvios na área da Saúde do município. O político prestou depoimento recentemente na PF. A vice-prefeita Adriana Machado (PSD) assumiu interinamente o comando da Prefeitura.

Comissão processante

A Câmara Municipal de Guarujá votou, na última terça-feira (5), o pedido de impeachment contra o prefeito Válter Suman, que foi afastado do cargo no último dia 29 de março por ordem judicial.

Os vereadores decidiram, por unanimidade, aceitar a denúncia contra o prefeito e decidiram criar uma comissão para investigar o caso. Os vereadores que compõem a comissão são Fernando Martins dos Santos, o “Peitola” (MDB), como presidente, Carlos Eduardo Vargas da Silva (PSB), como relator, e Santiago dos Santos Ângelo (PP), como membro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.