Atletas da Unisanta, Cachorrão bate recorde pan-americano e Mafê faz história em Paris

Por Gustavo Sampaio em 27/07/2024 às 16:36

Sátiro Sodré/CBDA
Sátiro Sodré/CBDA

Atletas da Unisanta, Guilherme Costa, o Cachorrão, e Mafe Costa ficaram sem medalhas na tarde deste sábado (27), no primeiro dia de competições em Paris. Guilherme Cachorrão ficou na quinta posição na final dos 400m livre masculino. Apesar de ficar fora do pódio, ele teve o melhor da tempo de sua carreira, com 03:42:76. Mafe ficou na sétima posição na final dos 400m livre feminino, com o tempo de 4:03:53.

Na manhã deste sábado (27), Cachorrão havia feito o segundo melhor tempo geral nas eliminatórias, com 03:44:22. Agora, a expectativa fica para as próximas provas do atleta na Olimpíada.

Mafe, que ficou com o sétimo melhor tempo geral nas eliminatórias, se tornou a primeira mulher brasileira a chegar numa final de 400m livre feminino em Olimpíadas desde 1948.

Em entrevista após a prova, Cachorrão, muito emocionado, lamentou o resultado citando a falta de sorte nos últimos 50 metros.

“Eu tenho certeza de que eu podia, acho que acertei 350 metros, os últimos 50 faltaram. Aonde sempre foi meu ponto forte, hoje não aconteceu. Quando vi o último 50, eu tinha certeza de que a medalha ia sair, de que ia fazer igual sempre faço. Não sei o que aconteceu no último 50, preciso ver com o meu técnico, mas tenho certeza que fiz tudo o que podia e isso só não aconteceu”.

Já Mafe, em entrevista ao Sportv após a prova, analisou sua performance e explicou sobre a experiência conquistada na competição até aqui.

“Estou me sentindo bem na piscina, não foi o que treinei pra fazer, não chegou nem perto do tempo que venho treinando, mas faz parte. Não tenho muito o que falar, vim pra cá pra disputar, vim aqui pra competir e a visão do pódio estava muito clara pra mim, não foi nada absurdo”.

Crédito: Satiro Sodré / CBDA

Os atletas

Cachorrão, de 26 anos, é nadador da Unisanta e foi o principal nadador brasileiro nos últimos anos. Ele conquistou quatro ouros nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, bateu diversos recordes sul-americanos em Santiago e no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no primeiro semestre deste ano.

Ele ainda nada três provas em Paris, sendo duas na piscina: 800m livres e o revezamento 4x200m livres masculino. A surpresa é que o nadador também vai disputar a prova de maratona aquática masculina.

A comissão técnica da Seleção Brasileira decidiu que Guilherme Costa não nadará a prova dos 200m livre deste domingo (28). O foco do atleta se volta para os 800m livre, prova em que é finalista olímpico.

Mafe Costa, de 21 anos, é uma das principais nadadoras brasileiras na atualidade. Ela conquistou três medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, além de ter batido diversos recordes sul-americanos no Mundial de Esportes Aquáticos de 2024, em Doha.

Em Paris, a nadadora ainda vai disputar mais três provas: 200m livres e os revezamentos 4x100m e 4x200m livre. Aliás, a equipe do 4x200m livre feminino será inteira formada por atletas da Unisanta.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.