Bertioga obriga uso de máscaras em escolas e faculdades por decreto
Por Santa Portal em 06/06/2022 às 15:08
Bertioga passa a obrigar o uso de máscaras em ambientes fechados de escolas municipais, estaduais, particulares, cursos técnicos e similares, com faculdades, a partir desta terça-feira (7). O decreto de número 3.937 foi assinado pelo Prefeito Caio Matheus, nesta segunda-feira (6).
Além das unidades de ensino, a obrigatoriedade segue valendo para hospitais, estabelecimentos públicos de saúde e transporte público coletivo.
O prefeito aponta que essa é uma medida preventiva. “Mesmo que o índice de letalidade esteja baixo no Município e o número de casos de Covid-19 não apresente o mesmo do pico da pandemia, o retorno do uso de máscara nesses locais é uma medida preventiva”, afirma.
Testagem nas escolas
A fim de rastrear possíveis casos de covid-19 nas escolas municipais e desenvolver medidas de proteção, a Prefeitura está realizando testagem rápida em alunos e trabalhadores da educação. A ação teve início nesta segunda (6) e segue até sexta-feira (10), em 18 unidades de ensino.
Ao todo, 823 crianças e profissionais serão testados. Os exames são de secreção nasal, que apontam uma infecção recente e indicam se houve contato com o vírus. Os pais ou responsáveis vão ser notificados e orientados quanto aos resultados.
Outras cidades
Santos, Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe também passaram a exigir o uso das máscaras contra a covid-19 nas escolas.
O uso de máscaras contra a covid-19 voltou a ser obrigatório dentro das Unidades Municipais de Educação (UMEs) de Santos, a partir desta segunda-feira (6). O uso de máscara facial é obrigatório para estudantes, servidores públicos, colaboradores, pais e responsáveis e demais frequentadores das UMEs, durante o trânsito ou a permanência em ambientes fechados do estabelecimento.
Em Itanhaém, uso do acessório contra a covid-19 passou a ser obrigatório dentro de salas de aula e ambientes fechados da rede pública de ensino. A decisão é uma medida temporária para prevenir o contágio e transmissão do coronavírus.
A Prefeitura de Mongaguá irá adotar o uso obrigatório de máscaras nas escolas públicas municipais, estaduais e privadas, como forma de prevenção aos novos casos de covid-19. O decreto foi publicado no dia 31 de maio, passando a valer a partir desta data em diante.
Peruíbe voltou a obrigar o uso de máscaras a partir de quarta-feira (1º) nas escolas públicas, particulares e para os servidores municipais, nos prédios públicos em geral.
Um decreto municipal será publicado na próxima edição do Boletim Oficial do Município, dispondo das recomendações, que também valem para espaços fechados, públicos ou privados.