30/11/2023

Atletas de Santos conquistam o ouro nos Jogos Parapanamericanos de Santiago

Por Gustavo Sampaio em 30/11/2023 às 16:52

Washington Alves/ CPB
Washington Alves/ CPB

O Brasil conquistou a medalha de ouro no goalball na última sexta-feira (24), pelos Jogos Parapanamericanos de Santiago, no Chile. Três atletas da delegação são esportistas do Lar da Moças Cegas, instituto renomado de Santos.

Os atletas de Santos são Leomon, Paulinho e Emerson. Os três foram alguns dos destaques da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato do Parapan de Santiago. A seleção também é a número um do mundo na modalidade, e buscará subir no pódio em Paris.

O Brasil venceu os Estados Unidos na final por 12 a 2, sendo que um dos principais jogadores da equipe foi Emerson Silva, atleta santista que marcou três gols na grande final.

“Essa medalha de ouro no ParaPan de Santiago, é a coroação de um trabalho de todo um ano, nós começamos a nos preparar desde janeiro, o Brasil tinha vencido as últimas três edições, e além de tudo isso defender o título que o Brasil ocupa hoje, que é o de melhor seleção do mundo, então ser campeão em Santiago é a coroação deste trabalho que foi feito ao longo do ano”.

Paulinho, autor de um dos gols do Brasil na final, também fez questão de destacar o projeto a longo prazo da seleção brasileira, que vem desde o começo do ano se preparando para o Parapan de Santiago.

“A sensação é inexplicável porque consolida todo o trabalho que você fez naquele ano. Então, acho que é só para demonstrar o tanto de trabalho que foi feito, das pessoas que estavam ao nosso redor. A medalha de ouro representa mais o símbolo de ter ganhado, mas a questão maior foi o trabalho que foi feito antes, que foi com o preparador físico, com a nutrição, com a psicologia, tanto no meu clube, quanto na seleção”.

Com a medalha de ouro conquistada, Paulinho falou um pouco sobre a importância do esporte na vida dele e de outros atletas, e como a inclusão esportiva pode fazer a diferença na vida das pessoas.

“O esporte mostrou que eu poderia ser um atleta do mesmo jeito, um grande atleta igual todos são no convencional. A minha deficiência é uma dificuldade que eu tenho, mas ela nunca me impediu de nada, sabe? Tudo que eu sempre quis fazer, ela me proporcionou, através do esporte, o esporte sempre me proporcionou coisas felizes, né? Então, minha deficiência é só pelo nome mesmo, porque o resto a gente consegue passar tudo por cima”.

Emerson também falou sobre como o esporte mudou sua percepção de vida e como o esporte mudou sua vida de diversas formas, financeiramente e socialmente.

“Foi através do esporte que eu encontrei a realização pessoal e profissional. Já que hoje eu consigo ter no esporte a minha fonte de renda, o meu trabalho. Através do esporte que eu conheci, estruturei a minha família. Através do esporte eu consegui me encontrar em uma área de estudos, que é a educação física. Então, o esporte veio para mudar totalmente a minha vida.

Então, com relação à deficiência, agrega muito. Porque tinha uma visão das possibilidades que existiam para uma pessoa com deficiência visual, mesmo sendo baixa a visão. E depois do esporte eu vi que essas possibilidades eram muito maiores, que dava para expandir isso muito mais”.

A seleção já está classificada para os Jogos Paraolímpicos de Paris 2024 que começa dia 28 de agosto do ano que vem. A seleção brasileira é número um do mundo no Goalball e é a favorita para ganhar o ouro na França.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.