Kayo Amado destaca avanços em São Vicente e projeta desenvolvimento com Instituto Federal

Por Santa Portal em 29/07/2025 às 15:00

Sarah Lima/Santa Portal
Sarah Lima/Santa Portal

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos), em entrevista à Santa Cecília TV nesta terça-feira (29), avaliou os avanços e desafios enfrentados pela cidade nos primeiros meses de seu segundo mandato, destacando áreas como educação, saúde, segurança pública e desenvolvimento econômico.

“É uma cidade que viveu muito tempo num desequilíbrio financeiro. Muita coisa errada foi feita e acabou que virou uma grande bola de neve de dívidas. Então, todos os dias a gente luta para manter a casa em ordem e para projetar um futuro melhor”, afirmou o prefeito.

Entre os avanços, Kayo citou a melhoria nos índices de alfabetização. “A cidade saiu da penúltma posição da Baixada em alfabetização para a quinta. Ou seja, avanço” . Ele também destacou a entrega de uniformes, materiais escolares e a melhora na merenda.

Na área da saúde, o chefe do executivo explicou a decisão de encerrar as atividades do antigo centro de tuberculose e descentralizar o atendimento para as 26 Unidades de Saúde Básicas (UBS) da cidade. “Tuberculose é parte de uma lógica de atenção de território e de prevenção. O mais importante é a gente conseguir oferecer um bom tratamento pra pessoa no seu território”, disse.

Sobre educação, Kayo reconhece que há desafios na manutenção de professores, mas aponta melhorias. “Nosso governo contratou mais de 200 profissionais. Criamos o bônus da educação, que tem uma série de iniciativas que o professor tem que fazer para receber esse bônus no seu salário”, afirmou.

Na segurança, o prefeito ressaltou a eficácia dos totens instalados em áreas estratégicas, como o Gonzaguinha, onde houve redução nas ocorrências, segundo ele. De acordo com o prefeito, o objetivo da gestão é ampliar e diversificar os equipamentos, além de instalar mais câmeras.

O prefeito também falou sobre o Instituto Federal que deve ser implementado na cidade. A área já foi cedida pela Prefeitura e o projeto está em fase de audiências públicas. Segundo ele, a expectativa é de que haja mais avanços ainda neste ano.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.