Justiça condena acusados de tentativa de homicídio a chefe de gabinete de ex-vice prefeito de SV

Por Santa Portal em 01/03/2024 às 06:00

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV
Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

Anderson Martinez de Lima e Everson Galvão da Silva, acusados de participar da tentativa de homicídio contra o chefe de gabinete do ex-vice prefeito de São Vicente, Humberto de Araújo Santiago, em agosto de 2016, foram condenados na madrugada desta sexta-feira (1º). O autor dos disparos, Anderson Martinez foi condenado a sete anos de prisão no regime semiaberto, enquanto o Everson Galvão cumprirá pena de cinco anos no regime aberto.

Depois de um adiamento por falta de testemunhas de defesa, em agosto de 2023, os réus voltaram ao Fórum de São Vicente ao longo da quinta-feira (29), onde o júri definiu a sentença para dois dos três envolvidos no crime. O terceiro envolvido, Marcelo Granado Borg, será julgado em junho.

A defesa do bombeiro civil Everson Galvão informou ao Santa Portal que não irá recorrer da decisão do juiz. Os advogados do senhor Anderson Martinez não se pronunciaram sobre o caso após a sentença.

Relembre o caso

Em 11 de agosto de 2016, Humberto de Araújo Santiago, na época, chefe de gabinete do ex-vice prefeito de São Vicente, foi baleado dentro do seu carro por um homem. 

De acordo com a denúncia do Ministério Público, a razão do crime seria demandas entre a Prefeitura e um estabelecimento, que chegou a ser fechado por falta de documentação. O empresário afirmava que isso ocorreu por não pagamento de propina. No dia do crime, a vítima foi abordada assim que chegou ao carro, estacionado na garagem do prédio em que ele morava, em São Vicente. Pouco antes, ele havia deixado a Prefeitura. 

Com o veículo já em movimento, um homem se aproximou pelo lado direito e disparou contra a vítima. O projétil acertou de raspão a parte superior das costas, se alojando em sua mão esquerda.

O julgamento marcado para o dia 3 de agosto de 2023 foi adiado devido a falta de testemunha de defesa. Anderson Martinez de Lima, Marcelo Granado Borg e Everson Galvão da Silva são acusados de participação no atentado contra Humberto de Araújo Santiago. O mandante do crime seria Wassin Abdouni, um dos sócios da boate Juá, que ficava na Ilha Porchat, morto a tiros em abril de 2019, no Gonzaga, em Santos.

Segundo o MP, o policial militar Marcelo Granado Borg pilotou a moto usada no crime, levando Anderson Martinez de Lima, autor do disparo na garupa. O bombeiro civil Everson Galvão da Silva trabalhava no shopping que fica em frente à Prefeitura e foi o responsável por avisar Borg e Martinez quando a vítima saiu da Prefeitura, momentos antes da emboscada, possibilitando a ação dos criminosos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.