Derrota para o Corinthians escancara o desempenho ruim do Santos em clássicos
Por Guilherme Esron em 24/10/2022 às 21:00
O Santos terminou o ano de 2022 com um aproveitamento de 30% nos jogos contra os times grandes de São Paulo. Em 11 clássicos na temporada, foram apenas três vitórias, um empate e sete derrotas, um desempenho muito ruim nos confrontos contra os principais rivais.
A última derrota aconteceu no sábado (22), em plena Vila Belmiro. O Corinthians venceu o Santos por 1 a 0, com gol de Roger Guedes no final da partida. Aliás, o Peixe foi o único rival paulista que perdeu para o Timão nesta temporada.
O time da Baixada Santista teve o seu pior desempenho contra o Palmeiras. Em três partidas, três derrotas e nenhum gol no rival.
Contra o São Paulo, foram três partidas também. O tricolor venceu duas vezes, uma no Morumbi e uma na Vila Belmiro, enquanto o Alvinegro bateu o rival na Vila Belmiro. A vitória santista, sob o comando de Lisca, deu uma esperança de melhora ao torcedor.
O Corinthians foi o rival que o Santos mais enfrentou, por conta dos duelos na Copa do Brasil. Inclusive, foi o único confronto mais equilibrado em 2022. Nas cinco partidas disputadas entre os dois alvinegros, foram duas vitórias para cada time e um empate.
O que mais pesa no confronto é a eliminação para o rival na Copa do Brasil, com uma goleada de 4 a 0 sofrida na primeira partida entre os dois times.
Problemas recorrentes
O mau desempenho nos clássicos, tem sido uma tônica no Santos nas últimas três temporadas. Em 2022, houve uma melhora, chegando aos 30%, se comparado com o ano anterior.
Em 2021, o Peixe teve 18,5% nos jogos contra São Paulo, Palmeiras e Corinthians, conquistando apenas uma vitória em nove partidas disputadas. Já em 2020, o aproveitamento chegou aos 33,3%, com duas vitórias em dez jogos. No entanto, a temporada ficou marcada pela derrota na final da Libertadores para o Palmeiras.