Passageiros do VLT participam de ação educativa no combate à dengue em Santos
Por Santa Portal em 16/05/2024 às 06:00
A Secretaria de Saúde de Santos realizou, nesta quarta-feira (15), em parceria com a EMTU e a BR Mobilidade, uma ação educativa na estação do VLT Washington Luís contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Os agentes de combate a endemias distribuíram folders com diversas informações para os usuários do transporte, conversaram sobre os cuidados que devem ser adotados diariamente para conter o mosquito e distribuíram sal grosso para ser utilizado em possíveis focos. Também foi feita uma exposição de amostras de ovos, larvas, pupas e mosquitos adultos para apresentar aos passageiros o ciclo de desenvolvimento do inseto.
“O objetivo foi mais uma vez conscientizar a população para o combate ao mosquito. Muita gente acha que com a queda da temperatura no inverno o problema acaba, mas a dengue já deixou de ser uma doença sazonal, teremos que manter os cuidados durante o ano todo”, alerta Alexandre Nunes, chefe do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV). Ele também ressalta que, mesmo com todo o trabalho realizado pela Prefeitura, a contribuição da população é fundamental.
Para Fábio Coelho, Chefe de fiscalização da EMTU, a ação no VLT ajuda a passar a informação para várias pessoas de uma vez. “Cerca de 27 mil pessoas passam na estação todos os dias, é uma forma de chamar atenção do munícipe para a questão da dengue. O Estado faz todo o possível para apoiar as ações da Prefeitura no combate ao Aedes”.
Uma das passageiras alcançadas pela ação foi Jozélia Santos, aposentada de 69 anos. Ela conta que nunca teve dengue, mas toma todos os cuidados. “Deixo tudo sequinho, sem larvas de mosquito. Tenho medo de ter dengue, essa doença está matando e faz as pessoas passarem muito mal. Achei interessante essa ação, pois não tinha conhecimento das quatro fases do mosquito, é bom saber de todas as informações para passar para as outras pessoas e se prevenir”.
Balanço
Os mutirões realizados no ano de 2024 em Santos já eliminaram 1.184 focos com larvas. Este ano, foram confirmados 2.047 casos de dengue e 48 de chikungunya no Município.