Lojas virtuais crescem na Baixada Santista e desafiam o comércio tradicional
Por Beatriz Pires em 20/12/2024 às 05:00
O comércio virtual, sinônimo de acessibilidade e praticidade, segue conquistando espaço e transformando o setor varejista tradicional. Em 2023, o Brasil registrou um crescimento de 4,8% no número de lojas online em comparação a 2022, e a Baixada Santista acompanha essa tendência. Cada vez mais empreendedores estão optando por iniciar seus negócios no ambiente digital, utilizando plataformas como Instagram, Shopee e Mercado Livre para expor seus produtos.
“Entre os motivos estão a maior acessibilidade à internet, o avanço de tecnologias de pagamento digital, o aumento da confiança dos consumidores nas compras online e a pandemia do covid-19, que acelerou a digitalização de muitos negócios”, enfatiza Osmar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR).
Embora traga novas oportunidades e maior visibilidade para pequenas empresas, o avanço do comércio eletrônico perante o tradicional apresenta desafios. A migração dos clientes para o ambiente digital impacta o movimento nas lojas físicas, exigindo estratégias para equilibrar os dois formatos e manter a fidelidade do público.
“O consumidor atual está mais informado, exigente e atento às ofertas e experiências de compra. Ele espera personalização, praticidade e rapidez no atendimento, além de alternativas sustentáveis e éticas em relação aos produtos”, destaca Assaf.
Diferente das lojas físicas, o comércio online exige um novo nível de transparência, detalhamento e agilidade. Para atender às demandas do consumidor moderno, os empresários precisam investir em tecnologias e capacitações constantes.
Nesse cenário, o Sincomércio-BSVR tem sido um importante aliado, oferecendo cursos e treinamentos em áreas como marketing digital, gestão, atendimento ao cliente e logística. A entidade também incentiva a integração entre lojas físicas e virtuais, mostrando