Jair e Chermont podem desfalcar o Santos em pré-temporada nos EUA e no Paulistão
Por Guilherme Esron em 22/12/2024 às 06:00
O Santos enfrenta a possibilidade de perder dois jogadores importantes no início da temporada de 2025. O lateral-direito JP Chermont e o zagueiro Jair foram convocados para integrar a Seleção Brasileira Sub-20, que disputará o Sul-Americano da categoria.
Os dois atletas deverão se apresentar na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), no dia 7 de janeiro para o início dos treinos. A equipe brasileira embarca para Valencia, na Venezuela, no dia 19, onde disputará os jogos da fase de grupos no estádio Misael Delgado.
A competição acontece de 23 de janeiro a 16 de fevereiro, e caso o Brasil chegue à final, JP Chermont e Jair ficarão fora do Santos por cerca de 40 dias. Durante esse período, o clube disputará a Orlando Cup, nos Estados Unidos, e enfrentará nove rodadas do Campeonato Paulista.
Na pré-temporada, o Peixe jogará contra o Fortaleza no dia 14 de janeiro. No Estadual, os compromissos incluem confrontos contra Ponte Preta (fora), Palmeiras (casa), Velo Clube (fora), São Bernardo (fora), São Paulo (casa), Botafogo-SP (casa), Novorizontino (fora), Corinthians (fora) e Água Santa (casa)
Apesar da pouca idade, JP Chermont e Jair desempenham papeis fundamentais no elenco principal do Santos. Jair, zagueiro de 19 anos, assumiu a titularidade após a saída de Joaquim, transferido para o Tigres do México em julho. Em 2024, disputou 23 partidas, sendo titular em 19 delas. Ele tem contrato até o final de 2026.
JP Chermont, lateral de 18 anos, participou de 42 jogos na temporada, com 29 atuações como titular. O jovem marcou dois gols e deu cinco assistências. Seu vínculo com o Santos vai até o final de 2027.
Possibilidade de desconvocação
O Santos ainda avalia se entrará com um pedido de desconvocação dos jogadores junto à CBF. A decisão dependerá de um acordo entre o clube e a entidade, considerando o impacto que as ausências podem ter nos compromissos da equipe.
A diretoria do Santos deve decidir em breve como proceder, equilibrando os interesses do clube e o prestígio de ter dois de seus atletas defendendo a Seleção Brasileira.