Festa de Iemanjá ocupa a Ponta da Praia, em Santos, neste domingo
Por Santa Portal em 19/02/2026 às 06:00
A tradicional Festa de Iemanjá será realizada no próximo domingo (22), a partir de 12h, na Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo, nas imediações do Aquário Municipal. A programação inclui procissão marítima e terrestre, além de diversas homenagens à Rainha do Mar, uma das divindades mais cultuadas nas manifestações religiosas e culturais do País.
Em Santos, a festividade faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e está em sua 26º edição. A programação, realizada pela Secretaria de Cultura, é aberta ao público e tem coordenação religiosa do babalorixá Marcelo de Ologunédé:
12h – Abertura com o Grupo de Dança Ballet Irani
12h15 – Curimbas – Alucivo a Umbanda
12h35 – Royce do Cavaco
13h10 – Maracatu Quiloa
13h30 – Grupo Musical Afoxé Oba Aláàfin
14h – ‘Chegada do Presente de Iemanjá’
16h – Procissão terrestre
17h – Procissão marítima (17h)
Iemanjá
O nome Iemanjá (ou Yemanjá) tem origem no idioma yorubá, derivado da expressão “Yéyé Omó Ejá”, que, em tradução literal, significa “mãe cujos filhos são peixes”. Sua imagem, associada à proteção, à fertilidade e também ao poder feminino, segue inspirando artistas e devotos, reafirmando a importância das tradições afro-brasileiras no cenário artístico nacional. Iemanjá é conhecida por seus atributos maternais: a Rainha do Mar deu origem aos outros orixás cultuados na religião iorubá (e nas crenças afro-brasileiras).
É comum que os devotos recorram a ela quando buscam acolhimento, amor e compreensão. No Brasil Colônia, os iorubás escravizados precisaram usar estratégias de sobrevivência para manter vivo o imaginário de Iemanjá e dos outros orixás. Para disfarçar seus ritos (que eram proibidos pelo cristianismo), eles associaram as entidades africanas às imagens cristãs.
Foi assim que Iemanjá acabou sendo “misturada” com uma outra figura também chamada de “Mãe de Todos”: a Virgem Maria. Nesse processo de fusão entre crenças, a Rainha do Mar também é associada a Nossa Senhora dos Navegantes e a Nossa Senhora das Candeias.