Destaque nos últimos jogos, Maranhão mira classificação para o mata-mata: 'Estamos preparados’
Por Rodrigo Cirilo em 16/03/2024 às 06:00
Além do possível retorno de Franco, a Portuguesa Santista conta com o bom momento do ponta-esquerda Maranhão para garantir a classificação para o mata-mata na partida contra o Linense, neste sábado (16), às 15h10, em Ulrico Mursa. Ambas as equipes buscam a vitória para avançar de fase sem depender de outros resultados nos jogos da última rodada, que acontecem simultaneamente.
Reserva nas primeiras partidas da temporada, Maranhão cresceu de produção na reta final, participando de três dos últimos sete gols da Briosa, com um gol e duas assistências. Em entrevista ao Santa Portal, o atleta destaca o apoio da torcida como um dos fatores que o influenciaram seu desempenho e, como retribuição, ele sonha em devolver a equipe à elite estadual, onde a Briosa fez sua última aparição em 2006.
“É um privilégio muito grande ouvir seu nome ser gritado ao redor do campo, isso influencia muito, dá um ânimo, um gás a mais. A torcida merece esse título, esse acesso à elite do Paulistão. Se depender da gente, vamos dar nosso melhor e conseguir a classificação no sábado e o acesso, que é tão sonhado”, projeta.
Apesar do confronto decisivo, contra um adversário direto, que está na oitava colocação, com 18 pontos, enquanto a Briosa é sexta, com 20, Maranhão promete a mesma postura que teve nas últimas partida. Aliás, o atleta cita o papel do técnico Sérgio Guedes, que o dá liberdade para criar jogadas e o motivou quando estava na reserva.
“Ele foi fundamental, porque falou que minha oportunidade ia chegar e, como vocês viram, chegou. Podem esperar o mesmo Maranhão de sempre, que vai para cima dos adversários, bate pro gol e cria jogadas. Acredito que eles não vão se decepcionar”, afirma.
Cenários para classificar
Apenas a vitória contra o Linense garante a classificação da Briosa sem depender de nenhum outro resultado. Aliás, o triunfo elimina o Elefante e pode garantir uma melhor classificação na tabela. Para isso, o Velo Clube (5º) deve empatar ou perder e o XV de Piracicaba (4º) perder. No entanto, para ultrapassar o Nhô Quim, a Briosa precisa tirar a diferença de 11 gols de saldo.
No cenário de empate, a Briosa salta para 21 pontos e vai precisar que ao menos um de Juventus, Rio Claro ou Noroeste tropecem, seja com empate ou derrota.
Por fim, em caso de derrota, a combinação de resultados necessários ficará maior. Tendo em vista que o próprio Linense ultrapassaria os 20 pontos santistas. Com isso, a Briosa automaticamente cairia para a sétima posição, torcendo que ao menos três desses resultados aconteça: empate na partida entre Noroeste e Taubaté, empate ou derrota do Rio Claro, empate ou derrota do Primavera e derrota do Juventus.
Possíveis retornos
O meio-campista Franco, artilheiro e capitão da equipe, é dúvida para a partida. Em reta final de recuperação de uma lesão muscular, sentida na partida contra o Caxias, o atleta terá suas condições físicas reavaliadas pela comissão técnica. Além dele, o centroavante Bruno Moraes é outro atleta que deve retornar à lista de relacionados.
Portanto, uma provável escalação tem Wagner Coradin; Vinicios Andrade (Dudu), Lucas Cunha, Vavá e Kaio Cristian; Ítalo Henrique, Diego Gomes (Franco) e Lelê; Maranhão, Diogo Carlos (Léo Santos) e Caíque (Bruno Moraes).
Onde assistir?
Os ingressos para a partida, que terá transmissão do canal Futebol Paulista, no Youtube, estão disponíveis na secretaria do clube, pontos externos e no site oficial. Saiba onde assistir todos os jogos da rodada aqui.