Derrotado apenas pela Briosa, São José chega embalado para a final da Copa Paulista
Por Rodrigo Cirilo em 03/10/2023 às 16:00
Rivais de grupo, Portuguesa Santista e São José se reencontram nos próximos dois sábados pela final da Copa Paulista. No primeiro turno, as equipes se enfrentaram na estreia, quando a Briosa venceu por 2 a 0, em Ulrico Mursa. Enquanto no returno, a Águia do Vale devolveu a vitória, 3 a 2, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
Aliás, desde a derrota na estreia, o São José, do técnico Ricardo Costa, não perdeu mais na competição. Na primeira fase, a equipe do interior venceu sete partidas e empatou outras duas, que totalizaram 23 pontos. A campanha foi semelhante à da Portuguesa de Desportos, entretanto, por ter um saldo superior, 12 a 9, a Lusa ficou com a liderança.
Nas quartas de final, a Águia do Vale reafirmou a boa fase, despachando o Marília por 6 a 1 no agregado. Já na semifinal, passou pelo Grêmio Prudente por 3 a 1. Por acumular 33 pontos, cinco a mais que a Briosa, o São José decide a final sob seus domínios.
Melhor ataque
Com 25 gols marcados em 14 jogos, o São José tem o melhor ataque da competição. Uns dos responsáveis pela produção ofensiva é o meio-campista Pedro Favela que, atuando como elemento surpresa, balançou as redes cinco vezes no campeonato, o que significa 20% dos gols joseenses.
Segunda final na temporada
O São José busca o título para coroar a temporada, que já conta com o acesso ao Paulistão A2, conquistado após chegar à final da A3. No entanto, na decisão, a Águia perdeu para o Capivariano, pelo agregado de 3 a 1.
Retorno ao cenário nacional
Assim como a Briosa, o São José vivia um longo jejum de competições nacionais. A última foi o Campeonato Brasileiro Série C de 2001, quando a equipe foi eliminada na primeira fase, na quarta colocação do Grupo J, com 15 pontos. Os clubes que avançaram na chave foram Tubarão FC e Brasil de Pelotas, com 25 e 22 pontos respectivamente.
O retorno ao cenário nacional na próxima temporada já está assegurado, resta definir se será na Série D ou Copa do Brasil. O campeão tem o direito de escolha, enquanto o vice fica com a opção restante.
O primeiro jogo da decisão acontece no próximo sábado (7), às 15h, em Ulrico Mursa. No sábado seguinte (14), será a vez do São José receber a Briosa, no mesmo horário, no Estádio Martins Pereira.