Briosa retorna ao cenário nacional após 18 anos; relembre última aparição

Por Rodrigo Cirilo em 01/10/2023 às 16:30

Reprodução/Instagram @briosaoficial
Reprodução/Instagram @briosaoficial

Com a classificação inédita do último sábado (30), sobre o XV de Piracicaba, a Portuguesa Santista garantiu, após 18 anos, seu retorno ao cenário nacional. Agora, a Briosa enfrenta o São José pela final da Copa Paulista para, além da taça, decidir se disputa a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro Série D da próxima temporada.

A última aparição da Briosa em uma competição nacional foi na Série C de 2005, na primeira passagem de Sérgio Guedes como treinador do clube. Na primeira fase, os 64 times foram divididos em 16 grupos, onde se enfrentaram em ida e volta, avançando os dois primeiros ao mata-mata. A Briosa estava no Grupo 10, ao lado de Atlético Sorocaba, Mogi Mirim e Madureira.

A Briosa ficou na última colocação, com duas vitórias e quatro derrotas, totalizando seis pontos conquistados. Enquanto Atlético Sorocaba e Mogi Mirim foram líder e vice-líder, respectivamente, empatados em nove pontos. Já o Madureira terminou em terceiro, com oito.

Apesar da eliminação precoce, a Briosa se despediu da Série C com uma vitória de 3 a 0 diante do Madureira, em Ulrico Mursa. A partida da sexta rodada aconteceu em 3 de novembro daquele ano.

Na época, a Série C era a menor divisão do País. Contudo, quatro anos depois, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementou a Série D, com o objetivo de incluir mais clubes no calendário nacional.

Copa do Brasil

Caso a Briosa fique com a Copa do Brasil, ela retornará ao torneio após exatos 20 anos. Na edição de 2004, a equipe do técnico Nenê Belarmino caiu na primeira fase para o 15 de Novembro, do Rio Grande do Sul, treinado por Mano Menezes.

Na ida, fora de casa, a Briosa empatou em 1 a 1. Enquanto na volta, em Ulrico Mursa, conseguiu um novo empate, 2 a 2. No entanto, apesar da igualdade no placar agregado, a equipe gaúcha avançou pelo critério de gols fora. Aliás, o 15 de Novembro seguiu até a semifinal da Copa do Brasil, parando no campeão Santo André.

Retrospecto de campeões

Todos os últimos quatro campeões da Copa Paulista optaram pela disputa da Série D, sendo eles XV de Piracicaba (2022), São Bernardo (2021), Portuguesa (2020) e São Caetano (2019). A sequência é interrompida pelo Votuporanguense, que escolheu participar da Copa do Brasil após levantar a taça em 2018.

Portuguesa Santista e São José abrem a final no próximo final de semana, em Ulrico Mursa. As datas e os horários ainda não foram definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Vale ressaltar que, além do direito de escolha, o campeão fatura R$ 250 mil, enquanto o vice fica com R$ 150 mil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.