Governo Federal confirma suspensão de cruzeiros após surto de covid-19 em navios

Por Santa Portal em 04/01/2022 às 11:28

Transatlânticos chegam trazendo 20 mil turistas previstos para acompanhar o réveillon de Copacabana, movimenta o Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, na zona portuária (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Transatlânticos chegam trazendo 20 mil turistas previstos para acompanhar o réveillon de Copacabana, movimenta o Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, na zona portuária (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Cinco ministérios do Governo Federal assinaram uma nota conjunta nesta segunda-feira (3) confirmando a suspensão da temporada de cruzeiros turísticos até o dia 21 de janeiro. O documento foi assinado pela Casa Civil e os ministérios da Saúde, Infraestrutura, Turismo e Justiça.

Mais cedo, nesta segunda, a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) também anunciou a suspensão voluntária imediata das operações nos portos, após reunião com as pastas federais.

A nota do Governo Federal foi publicada após reunião com empresas do setor e secretários de saúde estaduais e municipais. O governo informou que avaliará a possibilidade de retorno às atividades em novos encontros.

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no domingo (2), foi acatada. A agência recomendou que os passageiros não embarcassem em cruzeiros nos próximos dias por conta da crescente de casos de coronavírus a bordo.

CLIA Brasil

A CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) anunciou nesta segunda-feira (3) a suspensão voluntária imediata das operações nos portos do Brasil até 21 de janeiro de 2022. O MSC Splendida e o Costa Diadema tiveram suas atividades suspensas após o surto de covid nos dois navios.

Em nota emitida nesta segunda, a CLIA informa que, durante esta pausa, “está trabalhando em nome das companhias de cruzeiros que operam no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios nos destinos que operamos em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no início da atual temporada, no mês de novembro”.

Por causa disso, a CLIA Brasil iniciou conversações urgentes com instituições como os Ministérios da Saúde, Turismo, Infraestrutura, Casa Civil, Anvisa e autoridades locais de estados e municípios onde os navios operam para rediscutir as questões em relação a aplicação das normas e o novo cenário.

Nas últimas semanas, as duas companhias de cruzeiros afetadas experimentaram uma série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros neste momento impraticável. Além disso, a CLIA Brasil afirma que “a incerteza operacional causou inconvenientes significativos para os hóspedes que contavam com suas férias no mar com rígidos protocolos de segurança”.

A suspensão temporária e voluntária ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.