Passageira do MSC Splendida fala sobre casos de covid-19 a bordo: “pânico desnecessário”

Por Santa Portal em 03/01/2022 às 11:20

Uma passageira do MSC Splendida, de 60 anos, acredita que houve pânico desnecessário na embarcação, após o registro de 78 casos positivos de covid-19 a bordo. Para ela, toda a experiência foi excelente até que o navio precisasse voltar ao Porto de Santos para o desembarque.

“A maioria dos passageiros não queria o cancelamento, mas infelizmente não dependia de nós. Minha experiência foi excelente, do embarque ao desembarque. Pensando que estamos em uma retomada, lógico que alguma coisa ficou a desejar. Menos funcionários trabalhando, a qualidade das refeições não era a mesma. Mas estava tudo bem. Não faltou nada. Não houve cárcere privado como divulgado, a rotina era normal, com testagens diárias de porcentagens de passageiros. Quem era diagnosticado com positivo, era isolado em cabine com varanda”, contou ao Santa Portal.

De acordo com ela, a situação começou a sair do controle quando o navio voltou a Santos para desembarque de quem havia testado positivo. “Muita gente foi até a recepção pedir reembolso do cruzeiro e exigir que pudesse descer também. A parada seria apenas para quem estava infectado, o resto deveria seguir viagem. Não tiro o direito das pessoas de se assustarem, mas houve pânico desnecessário, quando tudo estava funcionando normalmente. Foi um tumulto, gente gritando, extrema falta de educação e muitas pessoas querendo levar vantagem. Foi algo atípico, por isso não poderiam tomar outra atitude senão cancelar o cruzeiro”, falou.

A passageira relatou que quem quis desceu, foi liberado e que quem quis continuar, seguiu viagem até o último sábado (1º), como foi o seu caso. Havia a opção de reembolso ou um voucher para o próximo cruzeiro, além de U$ 200 para gastar a bordo.

“Continuei no navio aproveitando. Tivemos uma festa de Réveillon em alto mar. A proposta inicial era em Copacabana, mas não deu. A MSC fez seu melhor, com um staff reduzido e passageiros em pânico sem necessidade. No desembarque, todos fomos testados gratuitamente e meu marido recebeu o diagnóstico positivo. Prontamente, ofereceram transporte de volta ou hospedagem. A mesma postura foi adotadas com outras pessoas, não nos desempararam”, pontuou.

MSC Splendida

As investigações conduzidas nos últimos dias sobre o MSC Splendida, atracado no cais santista, demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair covid-19 em navios de cruzeiro é alta.    

Assim, a recomendação visa proteger a saúde da população e evitar transtornos aos viajantes, considerando-se a possibilidade de interrupção e redução das programações dos navios por decisão sanitária, as indefinições que podem ocorrer para embarque e desembarque, com eventual necessidade de desembarque em porto diferente do inicialmente planejado e a possibilidade de quarentena dos navios, o que pode representar um desconforto para todos.    

Recomendação de suspensão da temporada   

A Anvisa reforça a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. “Em que pese os esforços da Agência nos últimos dias para controlar a situação sanitária das embarcações, as ações são gravemente impactadas por falhas no cumprimento dos protocolos pactuados para início da temporada.

Em razão do grave risco à saúde da população, a Anvisa já recomendou ao Ministério da Saúde, desde o dia 31/12, que revisitasse a posição sobre a temporada de navios de cruzeiro disposta na Portaria GM/MS nº 2.928, de 2021, até que seja reavaliado o cenário sanitário e epidemiológico.   

Conforme alertado às autoridades signatárias da Portaria Interministerial CC-PR/MJSP/MS/MINFRA 658, de 2021, a Agência segue aguardando a rápida e urgente manifestação do Ministério da Saúde, sob pena de graves episódios sanitários com risco à saúde pública.”, diz comunicado da Anvisa publicado neste domingo.

Passageiros serão reembolsados

Em nota, a MSC afirmou que os passageiros irão receber uma carta de crédito que vale para outro cruzeiro a ser realizado até o fim de 2022, ou podem ser reembolsados. Confira a nota completa a seguir:

A MSC Cruzeiros está operando desde agosto de 2020 e, até o momento, recebeu, com segurança e responsabilidade, mais de um milhão de hóspedes em seus navios em todo o mundo, graças a um protocolo de saúde e segurança que foi reconhecido como tendo estabelecido o padrão para a indústria em geral e outros setores.

No fim dessa tarde, a Companhia recebeu a informação das autoridades de que, infelizmente, o MSC Splendida, que está atualmente em Santos operando cruzeiros somente no litoral brasileiro, não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes para seu próximo cruzeiro, em razão dos limitados casos positivos identificados a bordo, por meio da aplicação rigorosa do protocolo durante o cruzeiro anterior do navio. A Companhia implementou rigorosamente o protocolo de saúde e segurança acordado com as autoridades.

Lamentamos essa situação inesperada profundamente e ofereceremos aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro. Também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.). A MSC Cruzeiros dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas.

O protocolo de saúde e segurança definido e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, e que está alinhado ao nosso protocolo global, prevê que, no momento do embarque, que todos os hóspedes com 12 anos ou mais devem apresentar comprovante de vacinação completa contra COVID -19 e todos os hóspedes com 2 anos ou mais precisam apresentar um teste RT-PCR negativo feito dentro de 72 horas ou um teste de antígeno realizado dentro de 24 horas antes do embarque. Um questionário de saúde preenchido dentro de 6 horas do início da viagem também é requerido. Toda a tripulação tem o ciclo completo de vacinação e é testada semanalmente, além de10% da equipe ser testada diariamente.

Outras medidas do protocolo incluem ocupação reduzida a 75%, ar 100% fresco e sem recirculação, distanciamento social entre grupos de viajantes e o uso de máscaras faciais em áreas públicas. Para consultar nosso protocolo na íntegra, acesse nosso site.

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