Vereador de Cubatão preso em operação do Gaeco renuncia ao mandato
Por Santa Portal em 31/07/2024 às 10:00
O vereador de Cubatão, Ricardo Queixão (PSD), renunciou ao seu mandato nesta terça-feira (30) em um documento apresentado na Câmara Municipal. O parlamentar foi preso no dia 16 de abril durante a Operação Muditia, deflagrada pelo Ministério Público (MPSP) por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).
A operação desarticulou um grupo criminoso associado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), investigado por inúmeras fraudes em licitação em todo o Estado. Na região, mandados também foram cumpridos em Guarujá e Praia Grande.
No mesmo dia em que Queixão foi preso, o advogado Áureo Tupinambá e a servidora pública Fabiana de Abreu Silva também foram detidos.
Segundo a investigação, empresas atuavam de forma recorrente para frustrar a competição nos processos de contratação de mão de obra terceirizada no Estado, notadamente em diversas prefeituras e Câmaras Municipais. Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, Arujá, Santa Isabel, Poá, Jaguariúna, Guarujá, Sorocaba, Buri, Itatiba e outros municípios tiveram contratos sob análise.
Conforme o apurado pelo Gaeco, as empresas envolvidas simulavam concorrência com outras pessoas jurídicas, que atuavam em parceria ou integravam um mesmo grupo econômico, para obter contratos públicos voltados a serviços de facilities, notadamente os de mão de obra para limpeza e postos de fiscalização e controle. Só nos últimos cinco anos, o grupo firmou contratos que chegam a R$ 200 milhões.
Câmara de Cubatão
Em nota, a Câmara de Cubatão informou que a sessão ordinária de terça-feira foi iniciada com a leitura da carta de renúncia do vereador. De acordo com o ex-parlamentar, “as razões que me levaram a esta decisão são de cunho estritamente pessoal”, diz o comunicado.
O suplente Anderson De Lana (PSDB) tomará posse nesta quinta-feira (1º), às 14 horas.