Suspeito de envolvimento na morte de GCM em São Vicente é preso enquanto dormia em Santos

Por Santa Portal em 30/10/2025 às 15:00

Reprodução e Divulgação/Polícia Civil
Reprodução e Divulgação/Polícia Civil

Um homem procurado pela Justiça, suspeito de envolvimento na morte do guarda civil municipal Alexsandro Lima do Nascimento, de 45 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (30) em Santos, no litoral de São Paulo. A captura aconteceu em uma residência na Rua Um, no Morro Santa Maria, por volta das 9h30, enquanto o suspeito ainda dormia.

De acordo com a Polícia Civil, o homem, identificado como Jordan Henrique Ribeiro Ignacio, de 23 anos, é apontado como participante do crime que vitimou o GCM em março deste ano, durante uma operação no Morro do Itararé, em São Vicente. Na ocasião, agentes da Guarda Civil Municipal foram recebidos a tiros por criminosos armados. Alexsandro foi atingido na cabeça e não resistiu aos ferimentos.

O suspeito negou participação no crime ao ser questionado pelos policiais. Ele foi conduzido ao 5º Distrito Policial de Santos, onde foram adotadas todas as providências legais, e posteriormente encaminhado à cadeia, permanecendo à disposição da Justiça. A ação foi coordenada pela Delegacia Seccional de Santos e também contou com o apoio das equipes do 1º e 7º DPs.

O Santa Portal procurou a defesa de Jordan Henrique, mas não a localizou. O espaço segue aberto.

Relembre o caso

O crime ocorreu no dia 9 de março, quando agentes da Inspetoria Ambiental da GCM realizavam patrulhamento preventivo no Itararé e acionaram o Grupamento de Operações com Cães (GOC) após constatadas irregularidades. Ao chegarem ao local, os guardas foram recebidos a tiros. Alexsandro Lima foi baleado, socorrido e encaminhado ao Hospital do Vicentino, mas não resistiu.

A Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) de São Vicente informou que os agentes realizavam ações de fiscalização ambiental de rotina na região, na divisa com Santos. Outro suspeito de envolvimento, Marcos Igor Silva do O, de 21 anos, foi preso em 26 de maio por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Praia Grande. No mesmo mês, um adolescente foi apreendido.

O inquérito policial foi relatado à Justiça em julho deste ano. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer completamente os fatos.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.