Demolição irregular do Praiano Hotel é embargada pela Prefeitura de Santos
Por Santa Portal em 05/12/2025 às 11:00
A fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Edificações (Seobe) interrompeu, nesta semana, a demolição do tradicional Praiano Hotel, localizado na Avenida Barão de Penedo, 30, no bairro José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo. Técnicos da pasta estiveram no local e constataram que os trabalhos estavam sendo realizados sem alvará, em violação ao Código de Edificações do Município (Lei Complementar 1.025/2019).
Diante da irregularidade, a obra foi imediatamente embargada. A construtora responsável recebeu multa de R$ 2.065,09 e foi intimada a regularizar a demolição no prazo de 30 dias. Segundo a Seobe, não há nenhum projeto arquitetônico aprovado ou em análise para o endereço, o que reforçou a decisão de paralisar os serviços.
Em consulta aos órgãos de proteção ao patrimônio, a Prefeitura afirma que o imóvel não é tombado, não possui nível de proteção e não há, no âmbito do Condepasa, qualquer estudo em andamento para sua preservação. Assim, do ponto de vista patrimonial, não existe impedimento legal para que o prédio seja demolido, desde que seguindo os trâmites formais.
A ausência de documentação válida, no entanto, fez com que o procedimento fosse considerado irregular. Até o momento, também não há registros oficiais sobre a história detalhada do bem privado.
Tradição encerrada
Fundado em 1969 por José Costa Fernandez, o Pepe, o Praiano Hotel marcou época na hotelaria santista. O empreendimento ajudou a elevar o padrão do setor na cidade e, por décadas, hospedou turistas, equipes esportivas e delegações de eventos importantes. Desde 2017, o prédio estava inativo e, recentemente, entrou em processo de demolição. Agora suspenso até que a empresa apresente as licenças exigidas pela legislação municipal.