Polícia Civil investiga possível fraude milionária em carga de soja no Porto de Santos
Por Santa Portal em 24/10/2025 às 20:00
A 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) da Deic Santos, no litoral de São Paulo, está investigando uma possível fraude milionária envolvendo uma carga de farelo de soja que chegou ao Terminal de Exportação de Santos (TES) com sinais de adulteração.
Segundo informações da Polícia Civil, a carga embarcada no dia 13 de outubro em Primavera do Leste (MT), com destino ao Porto de Santos, deveria ter chegado ao terminal portuário no dia 15. No entanto, o caminhão só apareceu quatro dias depois e deveria conter mais de 37 toneladas de farelo de soja com alto teor de proteína – padrão exigido para exportação. No entanto, ao chegar ao terminal, análises laboratoriais revelaram que o material apresentava níveis muito abaixo do esperado, além de conter uma quantidade significativa de areia.
A empresa responsável pela carga, ao identificar a discrepância, acionou imediatamente a Polícia Civil. Durante diligências no terminal, os policiais civis apreenderam o caminhão, a carga e objetos encontrados na cabine que podem ajudar a esclarecer o caso. O motorista, de 31 anos, é suspeito de participação na fraude, já que conduzia o veículo e não justificou o atraso na entrega.
De acordo com a autoridade policial, há indícios de que parte da carga original tenha sido substituída por material de menor valor, com o objetivo de manter o peso e o volume e evitar suspeitas durante o trajeto. A prática pode configurar furto qualificado e representa prejuízo milionário para o setor logístico e comercial.
O caso está em investigação e a Polícia Civil destaca que segue empenhada na identificação dos responsáveis e na apuração completa dos fatos.