Acusado de matar PM da Rota, 'Chip' vai a júri popular nesta quarta em Santos

Por Santa Portal em 26/08/2025 às 10:00

Reprodução
Reprodução

Acusado de matar um soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), Kaique Coutinho do Nascimento, vulgo ‘Chip’, vai a júri popular nesta quarta-feira (27), no Fórum de Santos. O crime ocorreu em fevereiro de 2024, o que desencadeou a Operação Verão na Baixada Santista.

Chip responde por organização criminosa majorada pelo emprego de arma de fogo e por homicídio com cinco qualificadoras (motivo torpe, finalidade de garantir a impunidade de outros delitos, impossibilidade de defesa da vítima, crime contra agente de segurança pública e uso de armamento restrito).

Na ocasião do crime, no dia 2 de fevereiro, o soldado Samuel Wesley Cosmo das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foi baleado no olho em serviço, durante uma incursão da Rota no Caminho da Capela, no Rádio Clube. Wesley Cosmo foi levado, de viatura, para Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu na mesma noite.

Os autos do Ministério Público, que denunciou Chip no mês seguinte ao crime, indicam que o acusado atirou no rosto do soldado usando uma pistola 9mm. Para a Promotoria do Júri de Santos, o assassinato ocorreu para assegurar a impunidade pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo praticados pelo acusado, que fugiu do local e somente foi detido dias depois em Uberlândia, em Minas Gerais.

A Operação Verão, desencadeada após o assassinato do soldado Cosmo, registrou 56 mortes em intervenções policiais nas cidades de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande, Itanhaém e Cubatão. A operação é considerada a mais letal do estado de São Paulo desde o massacre do Carandiru, em 1992.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.