MP denuncia Chip por assassinar PM da Rota em Santos
Por Santa Portal em 11/03/2024 às 21:00
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) denunciou, nesta segunda-feira (11), Kaique Coutinho do Nascimento, de apelido ‘Chip‘, integrante da facção criminosa conhecida como PCC que matou um policial militar da Rota no bairro do Bom Retiro, em Santos. O crime aconteceu no último dia 2 de fevereiro.
Se a Justiça aceitar os termos da denúncia, o acusado responderá por organização criminosa majorada pelo emprego de arma de fogo e por homicídio com cinco qualificadoras (motivo torpe, finalidade de garantir a impunidade de outros delitos, impossibilidade de defesa da vítima, crime contra agente de segurança pública e uso de armamento restrito).
Os autos indicam que a vítima, na companhia de outros policiais militares, patrulhavam a área para combater o tráfico de drogas quando foi surpreendida em uma viela pelo denunciado, que atirou em seu rosto usando uma pistola 9mm. Para a Promotoria do Júri de Santos, o assassinato ocorreu para assegurar a impunidade pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo praticados pelo acusado, que fugiu do local e somente foi detido dias depois, no Estado de Minas Gerais.
Na denúncia, o promotor ainda requereu que a prisão temporária do homem seja convertida em preventiva.
Relembre o caso do assassino do policial da Rota
No último dia dia 2, o soldado Samuel Wesley Cosmo das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foi baleado no olho em serviço, na Zona Noroeste, em Santos. O crime ocorreu durante incursão da Rota no Caminho da Capela, no Rádio Clube.
Wesley Cosmo foi levado, de viatura, para Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu na noite da última sexta-feira (2).
Durante os primeiros atendimentos ao policial militar na Santa Casa, surgiu aos seus colegas a notícia de que uma enfermeira teria transmitido áudio pelo WhatsApp sobre a entrada do soldado baleado na unidade. Os PMs checam essa informação para saber se o destinatário dela teria alguma ligação com a tentativa de homicídio.
A confirmação da morte do soldado foi feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que prestou homenagem nas redes sociais. Em resumo, ele prometeu identificar e prender os criminosos responsáveis por essa tragédia.
Prisão de ‘Chip’
Kaique Coutinho do Nascimento, o Chip, foi levado na noite da quinta-feira (15), para o 5º DP de Santos, na Zona Noroeste. Ele foi preso pela Polícia Militar de Uberlândia (MG), na quarta-feira (14).
O suspeito de matar o policial Samuel Wesley Cosmo passou por uma audiência de custódia em Uberlândia antes de seguir para São Paulo, onde desembarcou sob forte escolta no Aeroporto Campo de Marte.