11/03/2024

MP denuncia Chip por assassinar PM da Rota em Santos

Por Santa Portal em 11/03/2024 às 21:00

Reprodução
Reprodução

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) denunciou, nesta segunda-feira (11), Kaique Coutinho do Nascimento, de apelido ‘Chip‘, integrante da facção criminosa conhecida como PCC que matou um policial militar da Rota no bairro do Bom Retiro, em Santos. O crime aconteceu no último dia 2 de fevereiro. 

Se a Justiça aceitar os termos da denúncia, o acusado responderá por organização criminosa majorada pelo emprego de arma de fogo e por homicídio com cinco qualificadoras (motivo torpe, finalidade de garantir a impunidade de outros delitos, impossibilidade de defesa da vítima, crime contra agente de segurança pública e uso de armamento restrito).

Os autos indicam que a vítima, na companhia de outros policiais militares, patrulhavam a área para combater o tráfico de drogas quando foi surpreendida em uma viela pelo denunciado, que atirou em seu rosto usando uma pistola 9mm. Para a Promotoria do Júri de Santos, o assassinato ocorreu para assegurar a impunidade pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo praticados pelo acusado, que fugiu do local e somente foi detido dias depois, no Estado de Minas Gerais.

Na denúncia, o promotor ainda requereu que a prisão temporária do homem seja convertida em preventiva.

Relembre o caso do assassino do policial da Rota

No último dia dia 2, o soldado Samuel Wesley Cosmo das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foi baleado no olho em serviço, na Zona Noroeste, em Santos. O crime ocorreu durante incursão da Rota no Caminho da Capela, no Rádio Clube.

Wesley Cosmo foi levado, de viatura, para Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu na noite da última sexta-feira (2).

Durante os primeiros atendimentos ao policial militar na Santa Casa, surgiu aos seus colegas a notícia de que uma enfermeira teria transmitido áudio pelo WhatsApp sobre a entrada do soldado baleado na unidade. Os PMs checam essa informação para saber se o destinatário dela teria alguma ligação com a tentativa de homicídio.

A confirmação da morte do soldado foi feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que prestou homenagem nas redes sociais. Em resumo, ele prometeu identificar e prender os criminosos responsáveis por essa tragédia.

Prisão de ‘Chip’

Kaique Coutinho do Nascimento, o Chip, foi levado na noite da quinta-feira (15), para o 5º DP de Santos, na Zona Noroeste. Ele foi preso pela Polícia Militar de Uberlândia (MG), na quarta-feira (14).

O suspeito de matar o policial Samuel Wesley Cosmo passou por uma audiência de custódia em Uberlândia antes de seguir para São Paulo, onde desembarcou sob forte escolta no Aeroporto Campo de Marte.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.