Exército, hospital infantil e empresas destacam influência de Pelé em ações e ONGs

Por Folha Press em 30/12/2022 às 09:46

Divulgação/Complexo Pequeno Príncipe
Divulgação/Complexo Pequeno Príncipe

A fama de Pelé o tornou ídolo em diferentes setores da sociedade brasileira. Um deles, o de entidades e associações, e outro, de empresa, recordam cada qual como o Rei do Futebol se fez ou se faz presente em suas ações.

Em 2020, o tricampeão mundial disse que ainda insistia em se envolver com boas causas, “seja com ONGs, instituições públicas e meus patrocinadores”. “Isso é parte do meu legado e eu aplaudo outras lendas do futebol que tem seguido o mesmo caminho.”

O Hospital Pequeno Príncipe, por exemplo, lembrou de todo o apoio dado pelo camisa 10 da seleção brasileira para ajudar no tratamento de jovens e crianças.

“O legado do Pelé é eterno. Não apenas pelas 3 Copas do Mundo conquistadas. O legado do Pelé é eterno também por cada vida que ele ajudou o Pequeno Príncipe a transformar, por meio do seu apoio ao maior hospital pediátrico do Brasil.”

A ONU Brasil escreveu que Pelé foi embaixador da Boa Vontade da Rio-92. “Edson Arantes do Nascimento faleceu aos 82 anos como um dos maiores atletas de todos os tempos. No início dos anos de 1990, desempenhou, a convite da ONU, a função de embaixador da Boa Vontade da Conferência #Rio92”.

Já o Instituto Reação, organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte, escreveu que Pelé “foi um dos responsáveis pelo amor dos brasileiros ao futebol”.
Na mesma linha, a Adidas Brasil agradeceu ao Rei do Futebol por “nos ensinar a amar o jogo”.

Já a CNI (Confederação Nacional da Indústria), por exemplo, lembrou das ações contra a pobreza promovidas por Pelé, como The Pelé Foundation.

“A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, é uma perda irreparável não apenas para o futebol, mas para o esporte mundial como um todo. Considerado o maior futebolista de todos os tempos, Pelé utilizou seu prestígio global para desenvolver e apoiar projetos de cunho social, como a The Pelé Foundation, instituição que atua em conjunto com ONGs de vários países que desenvolvem ações contra a pobreza, por meio de projetos educacionais voltados para jovens de baixa renda. Outro exemplo nesse campo é o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba/PR, que desenvolve estudos com vistas à obtenção de avanços para diagnóstico e tratamento de enfermidades que afetam a saúde infantojuvenil. Em nome da indústria brasileira, apresentamos nossas condolências a todos os familiares, amigos e admiradores, desejando que todos encontrem conforto espiritual neste momento de tanta dor e tristeza”, disse Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

A Puma também divulgou uma foto de Pelé com o texto: “Forever O Rei”.

A Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) ressaltou o quanto honrou a indústria têxtil e de confecção, pelo talento e raça com as camisas do Santos, da seleção brasileira e do Cosmos.

“Pelé, maior jogador de futebol de todos os tempos e um dos brasileiros e pessoas mais conhecidos em todo o mundo, é um exemplo para todos nós. Nos gramados, na vida e na luta contra a enfermidade, foi sempre um guerreiro, jamais desistiu e deu lições de coragem e dignidade. Seu nome promoveu o Brasil e difundiu globalmente as principais virtudes de nosso povo. Ele também honrou a indústria têxtil e de confecção, com o suor digno de seu talento e raça nos uniformes do seu querido Santos e da Seleção Brasileira. Nosso pesar aos familiares, amigos, à imensa torcida santista e a todos os brasileiros, que perdem o seu Rei do Futebol”, disse Fernando Valente Pimentel, presidente da Abit.

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor lembrou da missa em Ação de Graças pelos 80 anos do maior jogador de todos os tempos, em 2020.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.