Projeto cívico-militar começa em três escolas da Baixada Santista na segunda

Por Santa Portal em 30/01/2026 às 05:00

Divulgação/Governo de SP
Divulgação/Governo de SP

O sistema de ensino cívico-militar terá início na segunda-feira (2) em três unidades da Baixada Santista e em outras 97 escolas do estado de São Paulo. As unidades na região estão em Bertioga, a Escola Archimedes Bava, no bairro Jardim Santa Tereza em Cubatão, a escola Lincoln Feliciano, na Vila Nova e, em Itanhaém, a escola Dagoberto Nogueira da Fonseca, no Suarão.

Nesta semana, a gestão do governador Tarcísio Freitas (Republicanos) ratificou a lista das 100 primeiras unidades da rede pública estadual que terão o método cívico-militar.

De acordo com o deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP), que propôs a Lei Complementar (LC) 1.398/2024, osistema cívico-militar foca em hierarquia, disciplina e valores cívicos. O objetivo desse tipo de ensino é melhorar o rendimento escolar, o senso de pertencimento e a conduta social dos alunos durante o período escolar.

A gestão é compartilhada. Enquanto professores civis cuidam da sala de aula, militares, contratados na qualidade de monitores, organizam o ambiente e acompanham o dia a dia dos alunos.

O parlamentar detalha que estudos internos do Ministério da Educação (MEC) apontam que o modelo cívico-militar é capaz de aumentar em até 20% a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e de diminuir em até 50% os indicadores de evasão escolar:

“Estes resultados são frutos do senso de pertencimento que este sistema educacional concede a toda a comunidade escolar, aumentando em até 70% a quantidade de alunos estudando no ano correto. As unidades que aderiram ao sistema cívico-militar em São Paulo são públicas e de acesso a todos. As escolas mais beneficiadas com o novo método de ensino serão as mais vulneráveis, com histórico de ocorrências e de notas baixas em exames nacionais”, complementa o parlamentar do PL.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.