Barbeiro oficial de Pelé, Didi relembra amizade: "Um grande amigo e homem"
Por Yasmin Braga / Santa Cecília TV em 30/12/2022 às 14:49
Barbeiro oficial do Rei Pelé há mais de 60 anos, João Araújo, o Didi, de 83 anos, expressou sua dor na manhã desta sexta-feira (30), quando conversou com a imprensa. Ele soube da morte do amigo por meio de vizinhos do seu salão, que fica no entorno da Vila Belmiro.
“Peço a Deus que dê paz para ele e para nós também. E que tudo que ele já fez para mim seja retribuído a ele”.
Muito emocionado, Didi relembrou do início da amizade entre eles, pouco antes do primeiro corte. “O Pelé disse ‘se ficar bom, eu viro cliente. Se não ficar, viramos amigos’”.
Sobre o visual escolhido para Pelé, o barbeiro Didi detalhou a ideia. “Faziam um topete no cabelo dele sem trabalho, sem nada. Então eu perfilei todo na tesoura, fiz um topete bem feito, bem trabalhado”.
Didi, então, conta que Pelé adorou o trabalho. “Era isso mesmo que eu andava atrás”, brincou.
A partir de então, apenas seu Didi tocava no cabelo de Pelé. “Ninguém entrava para estragar. Do jeitinho que eu deixava, eu encontrava no próximo corte”.
Do primeiro corte até 2015, Didi, que é chamado assim pela semelhança com o ídolo do Brasil, Fluminense e Botafogo nos anos 1960, contabilizou mais de 1.000 cortes no cabelo do Rei.
No entanto, no primeiro corte, Didi não imaginava a proporção que Pelé iria alcançar. “Imaginávamos que Pelé seria um bom jogador, mas não rei. Dificilmente nascerá alguém igual a ele. Podem até surgir grandes jogadores, como o Neymar, mas jamais chegarão aos pés de Pelé”.
Sobre a relação com Pelé, Didi garante que foi “uma amizade muito querida”. “Todos os momentos foram bons. Uma figura fora do baralho. Um grande amigo e um grande homem”.