Caçula da delegação ceciliana em Paris 2024, Stephanie Balduccini tem sonho realizado

Por Gustavo Sampaio em 17/07/2024 às 20:00

Wander Roberto/COB
Wander Roberto/COB

Faltando apenas nove dias para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Unisanta chega como uma das principais esperanças do Brasil na natação. A delegação ceciliana conta com nove atletas, sendo oito nadadores e um mesa tenista.

A nadadora Stephanie Balduccini é a caçula da delegação da Unisanta e uma das principais promessas da natação brasileira. A atleta de 19 anos vai para a segunda olimpíada e mesmo sendo extremamente jovem, já coleciona uma certa bagagem no esporte. 

Stephanie foi uma das destaques da equipe feminina da natação brasileira em 2023. Conquistou cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Além disso, faturou um ouro no revezamento 4x100m livres misto, além de ter ficado com duas pratas e dois bronzes.

Em Paris, a nadadora vai disputar os revezamentos 4x100m livres feminino, 4x200m livre feminino e 4x100m medley misto. Aliás, a equipe do 4x200m livre feminino será inteira formada por atletas da Unisanta.

Em entrevista ao Santa Portal, Stephanie Balduccini explicou um pouco mais sobre sua história no esporte e como começou na natação. Inclusive, a atleta chegou a praticar tênis, mas desistiu. “Comecei a nadar porque meus pais queriam que eu aprendesse a nadar e já pratiquei um monte de esporte. Mas decidi fazer natação porque amava competir”.

A atleta afirma ser um sonho realizado a ida para Paris. Aliás, veio com muito custo, após ser diagnosticada com uma apendicite duas semanas antes da seletiva olímpica. No fim, a nadadora conseguiu os índices para o revezamento.

“É um sonho realizado, não foi do jeito que eu queria, queria um índice individual, mas por conta da apendicite e de tudo que passei, foi bom. A preparação para as Olimpíadas está bem melhor do que imaginava. Depois da apendicite, consegui voltar rapidinho”.

Stephanie explicou que por ser a caçula da equipe, essa classificação a Paris fica ainda mais especial. “Acho muito importante a minha classificação, especialmente por conta da minha idade, por ser a caçula mais uma vez na seleção e mostrar que não tem muita idade para classificar para os Jogos Olímpicos. Não é a idade que vai definir se você pode ser olímpico ou não, acho isso importante para todo mundo, especialmente para a Baixada Santista”.

A jovem nadadora ainda revelou quais as suas principais inspirações no esporte. 

“Acho que a Etienne, como sempre falei, ela que eu vi, se machucou antes das Olimpíadas, não deixou isso atrapalhar ela e manteve uma atitude muito boa. A Larissa Oliveira, que também me ajudou bastante nas Olimpíadas, me acolheu super bem, me ajudou com diversas coisas, sempre manteve muita companhia. E a Nana Almeida, que apesar de não ter classificado nessas Olimpíadas, continuou com um sorriso no rosto, que pra mim mostra muita coisa, mostra muita determinação. Ela aposta que ainda está animada para treinar e pra competir”.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam no próximo dia 26, mas as provas de Stephanie serão nos dias 27 de julho e 1 de agosto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.