Guilherme Costa chega confiante em Paris: "Tenho muito mais chances"

Por Gustavo Sampaio em 22/07/2024 às 20:10

Sátiro Sodré/CBDA
Sátiro Sodré/CBDA

Faltam quatro dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e o nadador da Unisanta, Guilherme Costa, o Cachorrão, chega para sua segunda Olimpíadas como um dos principais atletas da natação brasileira e a maior esperança de medalha da modalidade.

Cachorrão foi o principal nadador brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, quando conquistou quatro medalhas de ouro, além de ter batido diversos recordes sul-americanos em Santiago e no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Doha, no primeiro semestre deste ano.

Em Paris, o atleta vai disputar quatro provas na piscina: 200m livres, 400m livres, 800m livres e o revezamento 4x200m livres masculino. A surpresa é que o nadador também vai disputar a prova de maratona aquática masculina.

Em entrevista ao Santa Portal, Cachorrão explicou que começou a nadar por causa dos avós que “gostavam muito de ficar na água”. Além disso, o nadador revelou que começou a ver a natação como uma profissão ainda jovem, com apenas 17 anos.

“Eu vi que podia levar com profissão a partir do júnior, quando comecei a pegar a seleção principal, mais ou menos quando tinha 17 anos, 18, que foi quando comecei a entrar na seleção absoluta”.

O atleta ainda falou sobre como está sendo sua preparação, e explicou sobre como o treinamento fará a diferença para os Jogos.

“Vim treinar na Itália, fazer o treinamento de tudo que gosto de fazer antes de competir, então a gente já está aqui há quatro semanas e vai preparar só três dias antes. Logo depois, a gente vai fazer a fase final de preparação aqui na Itália, que é um lugar que escolhi e gosto muito de treinar”.

Cachorrão ainda ressaltou a importância da sua participação para o resto da Baixada Santista.

“Acho que como sou atleta do Santa, e é um clube importante na região, vai motivar muitos atletas que estão nas categorias de base ou que treinam em outros lugares de Santos. Eles vão conseguir ver a gente assim como um espelho e vão se inspirar na gente, além de ficarem motivados para treinar muito mais e chegar onde a gente chegou”.

Costa ainda falou sobre suas principais inspirações na natação. “Michael Phelps, o Gustavo Borges e o Ayrton Senna. Eles fizeram coisas que ninguém nunca tinha feito, principalmente o Phelps. Acho que ele fez uma coisa que ninguém nunca imaginava, é algo que me motiva a fazer algo que ninguém nunca fez aqui no Brasil. O Gustavo Borges porque ele nada os 200m livres, uma prova que hoje nado, parece um pouco comigo. Por fim, o Senna porque ele conseguiu ser um ídolo pra todo mundo, não só do esporte dele”.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam na sexta-feira (26), mas as provas de Cachorrão serão no sábado (27), domingo (28), segunda (29), terça (30) e 2 de agosto. Já a maratona aquática será no dia 9 de agosto.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.