Tartaruga gigante volta a Itanhaém para botar mais ovos na praia
Por #Santaportal em 06/03/2021 às 08:07
ITANHAÉM – A tartaruga gigante que esteve em Itanhaém, no litoral sul, para botar ovos no último dia 19 de fevereiro, voltou ao mesmo local para botar mais ovos. O acontecimento é raro, já que a espécie não costuma vir à região para procriar, uma vez que as condições climáticas e do solo não são favoráveis ao desenvolvimento dos embriões.
Nesta sexta-feira (5), o animal foi visto no mesmo local em que esteve antes. A tartaruga foi identificada por ter recebido duas anilhas com número de identificação da primeira vez que apareceu. Equipes do Instituto Biopesca realizaram o isolamento da área onde os ovos foram postos, para evitar que eles fossem pisoteados.
O local acabou virando ponto turístico, e pedestres e banhistas costumam passar pelo local na expectativa de ver os filhotes nascendo.
Apesar da ansiedade, o porta-voz do Instituto Biopesca, Rodrigo Valle, conta que é esperado que os filhotes – caso sobrevivam – nasçam entre abril e maio. O local natural de desova é no norte do Espírito Santo, é o único local do Brasil que tem desova dessa espécie. Mas nos últimos anos, temos visto também no Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A gente teve uma desova em Ilha Comprida há alguns anos, e agora essa em Itanhaém, em São Paulo.
Apesar da alegria em ver o fato inédito na Baixada Santista, o especialista não é otimista quanto ao nascimento dos filhotes. As condições que a gente tem em Itanhaém, a areia, temperatura, todas as condições influenciam no desenvolvimento do embrião, e elas não são favoráveis. Caso sobrevivam, eles devem nascer entre abril e maio.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém