Sujeira em salas e banheiros impossibilita aula em escola de Itanhaém
Por Vinicius Martins em 26/05/2022 às 11:01
A sujeira nas salas de aula da Escola Municipal Osmar Rodrigues impossibilitou professores e alunos de terem aulas nas classes na manhã desta quarta-feira (25), em Itanhaém. Conforme apurado pelo Santa Portal, os banheiros também estavam em mau estado de higiene.
Segundo a mãe de um aluno, que preferiu não se identificar, professores e estudantes desceram para a quadra esportiva e fizeram lições no local, após presenciarem falta de limpeza nas classes, que estavam empoeiradas e repletas de papéis e terra.
Para a mãe, o problema já acontece há algum tempo, e a escola convive com falta de funcionários em alguns setores. “Há a falta de funcionários na limpeza e de inspetores de alunos. A escola é muito grande, e necessita de uma quantidade maior de funcionários. Mas, infelizmente, não tem isso. É um problema antigo, não vem de agora”.
Recentemente, Itanhaém voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras dentro das salas de aula das escolas municipais por conta do aumento de casos de covid-19 na rede pública de ensino. A mãe se diz ainda mais preocupada com a relação do coronavírus e a falta de higiene.
“O que é mais grave é que os casos de covid estão voltando às escolas. Seria necessário um cuidado maior com a higienização, mas isso não está acontecendo”, desabafou.
“É uma angústia muito grande você trabalhar e deixar seu filho na escola, acreditando que ele está em um lugar apropriado para aprender, e ele frequentar o local com uma higiene tão precária desta forma, é muito preocupante. Ele precisa estudar, mas ficamos com um medo muito grande”, completou.
Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Itanhaém informou que o local ficou sem serviço de limpeza nesta quarta-feira (25) em decorrência da falta sem aviso prévio dos funcionários responsáveis. Ao saber da situação, o órgão enviou imediatamente servidores ao local para executar a limpeza e reiterar com a direção da escola.
Ainda segundo a Administração, a secretaria de Educação, Cultura e Esportes “reiterou junto a direção da escola que seja adequada a logística de trabalho ao padrão recomendado pela secretaria, que prevê ações mitigadoras para essas ocasionalidades.”