III Congresso de Direito Marítimo e Portuário discute estratégias para o Porto de Santos

Por Noelle Neves em 04/11/2021 às 10:39

O III Congresso de Direito Marítimo e Portuário, que irá avaliar o passado, discutir o presente e, por ele, traçar estratégias para o Porto de Santos, começou nesta quinta-feira (4), no Sheraton Santos, na Aparecida. O evento, iniciativa da Associação Brasileira do Direito Marítimo (ABDM), está sendo realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Sistema Santa Cecília de Comunicação.

Na abertura, o pró-reitor do Complexo Educacional Santa Cecília, Marcelo Teixeira, ressaltou que o evento entrou efetivamente no calendário da universidade.

“Gostaria de agradecer pela confiança da conceituada Associação Brasileira de Direito Marítimo. A ABDM é uma entidade extremamente atuante no país. As áreas do direito marítimo e portuário são essenciais para o desenvolvimento seguro e sustentável do Brasil, são atividades essenciais para o bom funcionamento de grandes metrópoles portuárias”, destacou.

Além disso, destacou a presença de Almirante Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo, única corte especializada em acidentes e fatos portuários do país.

“Precisa ser melhor conhecida por suas influências e ações extra mar, que julga seus processos através de todos os princípios constitucionais”, ressaltou.

Diretor Geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, ressaltou compromisso da Unisanta com o Porto

De acordo com Teixeira, durante os próximos dois dias,  grande parte dos atores que fazem parte deste importante segmento para o Brasil irão discutir e apontar soluções conjuntas, como prioridade a eficiência operacional, a responsabilidade socioambiental, a gestão de pessoas, a infraestrutura, a modernização da tecnologia da informação, os caminhos para garantir o aumento da movimentação de carga, o crescimento das dimensões dos navios, a preservação do meio ambiente, o tráfego nos portos, o desenvolvimento de um sistema multimodal com participação proativa na busca de soluções comuns em benefício da relação porto/cidade.

“O país tem ainda uma forte tendência centralizadora no Governo Federal, que burocratiza e dificulta demais a tomada de decisões. Por isso, trazer para este congresso a temática da desestatização dos portos, especialmente no Porto de Santos, é de extrema relevância. Estamos falando de planejar o crescimento do cais santista e da nossa economia, a partir de investimentos da iniciativa privada, não deixando, claro, de respeitar o que cabe à gestão pública”, disse.

Para ele, tudo o que for debatido refletirá nas mais diversas relações que se formam e irá possibilitar uma atuação ampla com segurança jurídica a todos os entes interessados.

O diretor administrativo e diretor geral do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira Filho, relembrou que neste ano, o Complexo Educacional completou 60 anos de compromisso com setor portuário.

“Desde um curso técnico em logística –  para atender a formação de mão de obra mais jovem – passando pelos cursos de engenharia na graduação, em que são incluídas disciplinas específicas para o setor portuário, bem como os cursos de Administração com ênfase na Gestão Portuária e o renomado curso de Direito, com diversos projetos que prestigiam o segmento, além das pesquisas e eventos internacionais realizados em nível de pós-graduação”, falou.

Somados à tradição de seis décadas do complexo educacional, o Sistema Santa Cecília de Comunicação apresenta ainda uma cobertura jornalística diária do setor e o mais importante programa do segmento, o Porto & Negócios.

“Cabe destacar ainda todos os trabalhos desenvolvidos ao longo desses anos no Nepomt Unisanta – o núcleo de estudos portuários e marítimos, e o recém-criado Observatório do Porto, que busca a qualificação profissional e a integração da parte acadêmica com as empresas, terminais e todos os setores da cadeia logística e portuária”.

Teixeira Filho lembra que a atividade da navegação e dos portos é essencial para que o país consiga mais espaço na balança comercial, amplie a comunicação internacional entre mercados, o intercâmbio de mercadorias, a aproximação com outros portos, contribuindo assim, para o desenvolvimento do Brasil.

“Precisamos dedicar cada vez mais atenção à navegação e ao setor portuário, responsável por mais de 95% das cargas exportadas e importadas pelo país. O foco precisa ser a busca pela eficiência econômica, e eventos como esse, contribuem com soluções para superarmos os obstáculos existentes”, concluiu.

60 anos da ABDM

O presidente da ABDM, Felipe Galante, contou que essa edição do congresso é especial, porque marca 60 anos da fundação da entidade e sua atuação em prol do Brasil.

“É uma entidade sem fins lucrativos, nós doamos tempo ao país e segmento marítimo. A associação guarda uma peculiaridade incomum no segmento: a autonomia, pois não estamos ligados a nenhum grupo de interesse existente”, disse.

Para ele, é um motivo de alegria saber que terão mais dois dias de discussão e debates para alavancar o setor.

Importância do evento para a cidade

O presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Júnior, esteve presente e ressaltou que desenvolver o setor marítimo e portuário ajudam a desenvolver a Cidade também. “A presença da imprensa será essencial para divulgar a construção de um ambiente saudável numa economia sólida e geração de empregos”.

Confira o cronograma do primeiro dia de evento

9H30 – 1º PAINEL: ENTRAVES LOGÍSTICOS DECORRENTES DA PANDEMIA

Presidente de Mesa: João Paulo Braun – Advogado                       

Moderador: Jacqueline Wendpap – Assessora no Senado Federal

Debatedores:

  • Claudio Loureiro – Diretor Executivo do Centronave
  • Robert Grantham – Consultor na Solve Shipping

11H15 – 2º PAINEL: RESPONSABILIDADES DO AGENTE MARÍTIMO E SÚMULA 185 DO CARF*

Presidente de Mesa: Luciana Marques de Freitas Rodrigues – Advogada

Moderador: Cristina Wadner – Advogada

Debatedores:

  • Dr. Frederico Messias – Juiz Titular da 4ª Vara Cível de Santos
  • Marcelo Machado Ene – Assessor Jurídico do SINDAMAR
  • Francisco Morais Silva – Assessor Jurídico da FENAMAR
  • Solon Sehn – Advogado

* CARF: Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (órgão do Ministério da Economia)

14H – 3º:  ESTABILIDADE REGULATÓRIA E SEGURANÇA JURÍDICA NO SEGMENTO MARÍTIMO E PORTUÁRIO

Presidente de Mesa: Paulo Oliveira – Advogado

Moderador: Luis Cláudio Santana Montenegro – Consultor Portuário

Debatedores:

16H – 4º PAINEL: DESAFIOS NO PROCESSO DE DESESTATIZAÇÃO DO PORTO DE SANTOS

Presidente de Mesa: Marcelo Sammarco – Vice-Pres. da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM)

Moderador: Casemiro Tércio Carvalho – Diretor de Assuntos Portuários no Sist. Santa Cecília de Comunicação

Debatedores:

  • Diogo Piloni – Sec. Nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura
  • Eduardo Nery – Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
  • Fernando Biral – Presidente da Santos Port Authority (SPA)
  • Regis Prunzel – Presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP)
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