Santos tem triplo da chuva esperada para o mês, e maré elevada coloca Baixada em atenção
Por Santa Portal em 06/08/2025 às 15:00
A Baixada Santista enfrenta mais uma sequência de eventos climáticos extremos. Em 12 horas, foram registrados acumulados de chuva superiores a 160 mm – acima do esperado para todo o mês – rajadas de vento de 75 km/h, e há previsão de mar agitado e maré elevada até o próximo sábado (9), que coloca a região em estado de atenção. As informações são do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH-Unisanta) e da Sala de Situação da Baixada Santista.
Das 22h30 de terça-feira (5) às 10h30 de quarta-feira (6), Santos, por exemplo, registrou o triplo da chuva esperada para agosto, segundo a Defesa Civil estadual. No período, foram 121 mm de precipitação, enquanto o previsto para o mês era de 40,39 mm, totalizando 202,5% acima da média. A forte chuva, presente desde a madrugada, causou alagamentos nas principais vias da cidade e pontos com concentração de lixo e outros materiais.
A força da enxurrada arrastou carros que estavam estacionados nas ruas e invadiu a garagem de alguns prédios. Contudo, não há registro de vítimas. A avenida da Praia, Canal 2, Canal 3, e a Rua Governo Pedro de Toledo ficaram intransitáveis durante a manhã, atrapalhando o deslocamento por carro e a pé. Além disso, diversos pontos da cidade ficaram com diversos sacos de lixo que foram espalhados pela enxurrada, ainda como reflexo da greve dos trabalhadores da limpeza urbana.
De acordo com os dados atualizados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp), às 10h30 desta quarta, os maiores volumes de chuva ocorreram em Guarujá (162 mm), seguido por Santos (121 mm) e Cubatão (91 mm).
Já as rajadas de vento mais intensas foram captadas pelos sensores da Praticagem de Santos, na Ponta da Praia, por volta das 18h50 de terça-feira (5). Além disso, o mar está agitado em toda a região da orla, e a previsão é de ondas moderadas para os próximos dias, além de maré elevada no final de semana, conforme indicam os modelos numéricos do NPH-Unisanta.
O mar, por sua vez, continuará agitado na Baía de Santos e nas demais cidades da Baixada Santista, com ondas vindas do quadrante sul que podem ultrapassar 2,0 metros de altura significativa entre esta quarta-feira e sábado.
Por fim, a previsão é de que a maré poderá alcançar 1,9 metro em toda a região da orla da Baixada Santista e 2,2 metros no interior do Estuário de Santos e São Vicente, com altura máxima prevista para sábado, às 15h.
Isso representa um aumento de até 40 centímetros em relação à tábua de marés. As maiores elevações são esperadas nas praias de Bertioga, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Possibilidade de alagamentos persistentes
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de atenção na região da orla em todos os municípios da Baixada Santista, devido à previsão de altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0 metros.
Já na região do interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão, o estado é de alerta, devido à previsão de nível do mar acima de 2,0 metros.
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos persistentes durante os períodos de maré alta, associados aos altos acumulados de chuva, além de inundações costeiras pontuais mesmo na ausência de precipitação.
Os pesquisadores do NPH-Unisanta recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas, bem como das condições do mar, ao longo do dia e até o final de semana. Cabe ressaltar que as informações deste boletim são baseadas em modelos numéricos e podem sofrer alterações nos próximos dias.