Chuvas intensas causam transtornos e pontos de alagamento na Baixada Santista; VÍDEO
Por Santa Portal em 06/08/2025 às 09:21
As fortes chuvas registradas entre a noite de terça-feira (5) e a madrugada desta quarta-feira (6) provocaram pontos de alagamento em diferentes cidades da Baixada Santista. De acordo com a Defesa Civil estadual, os maiores acumulados durante a madrugada foram registrados em Guarujá (90 mm), Santos (73 mm), Itanhaém (39 mm) e Praia Grande (34 mm). Em Peruíbe, o volume foi menor, com 7 mm.
A situação foi agravada pela paralisação dos serviços de limpeza urbana em Bertioga, Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande, que estavam em greve até ontem (5). O acúmulo de lixo nas ruas contribuiu para o entupimento de bueiros e comprometeu o escoamento da água em vários pontos dos municípios.
Em Santos, foram registrados alagamentos em diferentes pontos da cidade. Entre os locais afetados estão trechos da orla após a Avenida Conselheiro Nébias, além dos canais 1, 2, 3 e 4. Também houve alagamentos na Vila Mathias, Avenida Martins Fontes (na altura do cemitério do Saboó), Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rua Ana Santos, Avenida Francisco Manoel com Avenida Waldemar Leão e Avenida Rangel Pestana.
Os morros seguem em estado de observação, mas não houve registros de deslizamentos ou vítimas até o momento. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou um acumulado de 97,8 mm no Morro do São Bento.
Guarujá teve o maior volume de chuva da região, segundo a Defesa Civil de SP. Houve registro de alagamentos em diversos pontos, mas, segundo a pasta, nenhuma pessoa ficou ferida e não há imóveis atingidos. O sistema de alerta sonoro (SISAR) não precisou ser acionado.
Em São Vicente, nas últimas 24 horas, foram registrados 23,2 mm de chuva até as 6h desta quarta-feira. A cidade segue em monitoramento. A Prefeitura identificou alagamentos transitáveis em vias como Avenida Marechal Deodoro, Martins Fontes, Rua Mascarenhas de Moraes, Frei Gaspar, Augusto Severo e Nações Unidas (viaduto Mário Covas).
Em Praia Grande, o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 62 milímetros, o mesmo acumulado no mês. A Prefeitura informou que não houve registro de ocorrências relacionadas às chuvas, apenas pontos de acúmulo de água que escoaram em pouco tempo logo após a diminuição da chuva.
Segundo a Prefeitura de Cubatão, diversos bairros registraram pontos de alagamentos, como Vale Verde, Ilha Caraguata, Vila São José, Vila Esperança e Vila Nova. A água já escoou na maioria dos bairros, restando pontos isolados de alagamentos. O acumulado registrado na cidade foi de 56 mm. As equipes da Defesa Civil estão percorrendo a cidade para registrar o rescaldo.
Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas horas é de aproximadamente 25 mm. Até o momento, não foram registradas ocorrências. Chamados podem ser feitos pelo 199.
Em Itanhaém, o acumulado de chuva das últimas 24 é de 61,1 mm e a cidade permanece em estado de observação. Peruíbe registrou o menor acumulado da região, com 9,8 mm.
Nas últimas 24 e 72 horas, Mongaguá registrou um acumulado de 80,8 mm de chuvas, volume significativo que impactou diretamente algumas regiões da cidade. Jussara, Agenor de Campos, Barigui e Flórida Mirim apresentaram pontos localizados de alagamentos, principalmente devido à insuficiência dos sistemas de drenagem, atualmente comprometidos.
Além disso, foram identificados pontos de inundação nas vias que margeiam os córregos Água Branca e Barranco Alto. Com a diminuição do volume de chuvas nas últimas horas, o tráfego nas principais vias afetadas está gradualmente sendo normalizado.
Até o momento, não foram registradas ocorrências graves ou vítimas em decorrência das chuvas. No entanto, por questões de segurança, a Secretaria Municipal de Educação suspendeu temporariamente as aulas na Emei Barigui, onde o transbordamento de uma vala comprometeu a estrutura da escola e o acesso ao local.
O Santa Portal entrou em contato com as prefeitura de Mongaguá, mas ainda não obteve retorno. O texto será atualizado quando houver novas informações.
De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta) e a Sala de Situação da Baixada Santista, a região, que registrou chuva de mais de 160mm, tem previsão de mar agitado a partir desta quarta-feira (6) e maré elevada no final de semana.
*ATUALIZAÇÃO – 10H49
Santos: 121mm
Guarujá: 100mm
Praia Grande: 56mm
Bertioga: 27mm
Peruíbe: 15mm
Fonte: Defesa Civil de SP