Guarujá registra mais seis deslizamentos de terra em decorrência das chuvas
Por Santa Portal em 02/02/2025 às 18:00
Outros seis deslizamentos de terra foram registrados pela Prefeitura de Guarujá entre a noite de sábado (1º) e a manhã deste domingo (2). Os locais afetados, Morro do Macaco, Jardim das Flores, Vila Edna, Morro do Canta Galo, Vila Júlia e o Mirante das Galhetas, continuam sendo observados pela Defesa Civil.
O Mirante das Galhetas que fica entre as praias do Tombo e Astúrias permanece fechado por tempo indeterminado.
Além das movimentações de terra, Guarujá também registrou a queda de uma árvore sobre uma casa no Morro do Engenho e uma outra árvore com risco de cair foi isolada no Jardim Virgínia.
De acordo com a Prefeitura de Guarujá, equipes da Defesa Civil, compostas por técnicos e geólogos, estão atuando desde a última quarta-feira (29), para atender às ocorrências e vistoriar as áreas de risco. O município encontra-se em estado de atenção. Até o momento, foi registrado um acumulado de chuva de 53,4 mm em 24 horas e 177,5 mm em 72 horas.
Em nenhuma das ocorrências registradas na cidade houve feridos.
Segundo a Defesa Civil SP, os níveis de água em Guarujá baixaram. Trinta e cinco pessoas estão acolhidas na Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Avenida Atlântica, 1516, Balneário Cidade Atlântica). Outros dois abrigos estão disponíveis — na Avenida Tancredo Neves, Vila Santa Clara, e na Rua Mário Malheiros, Jardim Praiano —, mas não há famílias desabrigadas nesses locais.
Em nota, Guarujá reforçou que a Administração Municipal segue monitorando a situação e continuará com os trabalhos de prevenção e apoio às famílias.
A partir deste domingo (2), somente a Escola Municipal Sérgio Pereira Rodrigues (Avenida Atlântica, 1516 – Balneário Cidade Atlântica) permanecerá como ponto de apoio para as famílias que precisarem deixar suas casas, caso as chuvas previstas para as próximas horas atinjam o limite crítico de 40 mm por hora, quando as mensagens de celular e a sirene na escola são acionadas.
Cuidados importantes
Caso apareçam trincas nas paredes ou no piso, movimentação do solo e água barrenta saindo pelos ralos, os moradores devem imediatamente deixar suas residências.
Pelos telefones 193 e 199 é possível avisar os Bombeiros e a Defesa Civil sobre ocorrências e buscar orientações sobre como se manter a salvo.