Guarujá avança nas tratativas para incluir pontos históricos em programas da Unesco
Por Santa Portal em 28/08/2025 às 20:00
Guarujá recebeu, na segunda-feira (25), o presidente da Rede Brasileira de Geoparques Mundiais da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Eduardo Guimarães, para tratar da inclusão de pontos históricos do município na rede internacional de territórios reconhecidos pela entidade.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância da chancela da Unesco como instrumento de valorização do território e de fortalecimento das políticas públicas de turismo, cultura, ciência e desenvolvimento sustentável. O reconhecimento internacional exige projetos e propostas consistentes e articulação contínua, além de potencializar parcerias estratégicas e atrair investimentos.
Segundo a Prefeitura, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi destacada como principal ativo histórico para inclusão como patrimônio internacional. O projeto, iniciado a partir de provocação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), será retomado pela atual administração, em um trabalho integrado entre as pastas de Turismo e Cultura. Também será avaliada a Ermida de Santo Antônio do Guaibê como ponto de potencial turístico e cultural.
Fortalecimento
Segundo o presidente da Rede Brasileira de Geoparques Mundiais da Unesco, Eduardo Guimarães, que é natural de Guarujá, integrar o município à rede de Geoparques pode gerar ampla valorização do território, com fortalecimento da hotelaria e do comércio.
Ele citou o exemplo do Geopark Araripe, no Ceará, que recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, repatriou 998 fósseis da França, além de um fóssil da Alemanha que prova a evolução dos dinossauros para as aves. Essas articulações internacionais geraram um investimentos de R$ 28 milhões em equipamentos e bolsas de pesquisa no território do Geopark Araripe, que é considerado um museu a céu aberto.