O candidato pela chapa “Inove OAB”, Raphael Meirelles, de 39 anos, foi eleito nesta quinta-feira (25), com 1.961 votos, como novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santos. Meirelles será o presidente durante o biênio 2022-2024. A posse acontece em 1º de janeiro de 2022.





De acordo com Wagner Mendes, da Subcomissão Eleitoral da OAB Santos, 6.766 inscritos na Subseção Santos estavam aptos para votar. Desse total, 4.451 compareceram.





O candidato eleito, à frente da chapa "Inove OAB", tem como base de trabalho “melhorar o que a instituição já oferece ao jovem advogado e ao advogado sênior, em termos de tecnologia, que se tornou uma ferramenta importante em nosso cotidiano no Judiciário. Por isso, a mentoria ao advogado que começa a carreira e a criação do Centro de Apoio Digital específico ao advogado idoso e que milita na área”.





Meirelles também reforça uma gestão participativa, “dando voz à advocacia santista, ouvindo e buscando soluções para interesse da classe. Só com uma advocacia valorizada podemos garantir a defesa dos interesses de nossa sociedade".





Em seu primeiro discurso, como candidato eleito, Meirelles destacou a união da classe por uma eleição que transcorreu com harmonia durante o dia. Agradeceu a todos os colegas candidatos e todos os inscritos que compareceram para garantir uma advocacia mais forte e exemplo para a sociedade.”





Raphael é advogado militante desde 2005. Atualmente, exerce a função de Diretor Tesoureiro da OAB Santos do triênio 2019 – 2021. Também atuou na Comissão de Ética da OAB Santos (de 2010 a 2016), exercendo também a função de Presidente. Coordenou a Comissão do Time de Futebol/Esportes da instituição (2007/2016).





Sucessor





Para Rodrigo Julião, atual presidente até 31 de dezembro, “Raphael Meirelles teve atuação firme e transparente junto à Tesouraria. Seu olhar humano e capacidade de gestão foram decisivos para a vida de advogadas e advogados de todas as idades. A escolha de Raphael garante a valorização da advocacia santista perante a sociedade", afirmou.





Na última terça-feira (23), Raphael e os demais candidatos à presidência da OAB Santos participaram de debate transmitido pela Santa Cecília TV e pelo Santa Portal.





Entre as propostas para o mandato, Raphael Meirelles destaca a transformação tecnológica. Seus projetos incluem o “judiciário 100% digital” e programas como o “comunica mulher advogada”, “incubadora do jovem advogado”, entre outros. Em entrevista exclusiva ao Santa Portal, o recém-eleito presidente da OAB Santos explicou sobre suas propostas.





Confira o número de votos obtido por cada candidato:





Rafael Meireles - 1.961 votos
Marcelo Cruz - 1.712 votos
Enio Pestana - 122 votos
Nulo - 410 votos
Branco - 246 votos