Candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Santos, o advogado Raphael Meirelles falou sobre as suas propostas para o mandato, caso seja eleito.





Raphael é advogado militante desde 2005. Atualmente, exerce a função de Diretor Tesoureiro da OAB Santos do triênio 2019 – 2021. Também atuou na Comissão de Ética da OAB Santos (de 2010 a 2016), exercendo também a função de Presidente.





Coordenou a Comissão do Time de Futebol/Esportes da instituição (2007/2016). Meirelles representa a chapa “Inove OAB”, e seu número é o 10021.





Confira a entrevista





Quais são os principais pontos que levaram à sua candidatura?





Raphael Meirelles - A Inove OAB pretende aperfeiçoar as ações que foram positivas para o trabalho do advogado e da advogada. A partir daí, o primeiro aspecto foi a transformação tecnológica que o Direito passou a viver nestes três últimos anos e, como Diretor Tesoureiro, vivenciei como essa transformação afetou a classe.





Tanto o jovem advogado, após receber a Carteira,  como o advogado mais idoso e que milita na profissão,  precisam de  estrutura de trabalho. E esta estrutura já adquiriu força em 2020, com a sala de audiência virtual e o serviço de digitalização de processos físicos,  sem custo aos inscritos, de forma pioneira.





O segundo ponto que me levou a participar desse pleito foi a violação de nossas prerrogativas que o trabalho on-line fez surgir. Isso, para mim e para meus colegas de Chapa, deve ser combatido com ações firmes, que demonstrem a força de uma classe como a da Advocacia.





E, a questão da violação de nossas prerrogativas deu origem ao terceiro ponto, a defesa da mulher advogada em suas prerrogativas, tanto no ambiente virtual, como em sua participação efetiva em nossa gestão 2022 – 2024. 





Quais são suas principais propostas caso seja eleito presidente da OAB-Santos?





Raphael Meirelles - Desenvolvemos nove temas centrais que vão gerar ações e impactos efetivos nos próximos três anos:





Comunica Mulher Advogada – um canal virtual específico para atendimento, em caso de descumprimento de prerrogativas em relação às mulheres advogadas.





Judiciário 100% digital – a OAB Santos, em 2021, de forma pioneira, iniciou a digitalização dos processos físicos de seus inscritos sem custos. A Inove OAB irá, de forma escalonada, digitalizar todos os processos físicos da comarca de Santos.





Comissão de Prerrogativas de Atendimentos Virtuais – o atendimento virtual dos advogados e advogadas junto ao Judiciário  trouxe novas formas de violação de prerrogativas já consolidadas. Por isso, a criação da Comissão de Prerrogativas de Atendimentos Virtuais com atuação preventiva e repressiva.





Incubadora do Jovem Advogado – vai  oferecer ao jovem advogado apoio gerencial para que seja inserido no mercado de trabalho. A chapa Inove OAB criará uma estrutura de assessoramento em áreas chaves como contabilidade, formação de sociedade, gestão financeira, precificação, marketing, entre outras.





Inteligência de Dados Colaborativa – pela análise de dados disponíveis nos Portais de Transparência dos Tribunais, serão elaborados mapeamento e estudo da produtividade, gargalos e parâmetros, tanto do sistema, como de cada vara. Isso vai permitir adoção de medidas colaborativas, específicas, econômicas e assertivas a serem adotadas junto ao Judiciário. Ganham com isso o advogado, a advogada, o Judiciário e a sociedade.





OAB sem papel – será implantado o processo digital interno da OAB Santos. Para  reduzir custos operacionais e potencializar resultados. Maior transparência e governança ambiental também são benefícios do processo digital.





Biblioteca virtual – criação de acervo digital que poderá ser acessado por advogados e estagiários inscritos na OAB Santos. Com democratização do conhecimento, uma advocacia mais confiante na sua atuação.





Lembrando que a Chapa Inove OAB possui outras propostas, todas alinhadas com as nove principais, que podem ser conhecidas pelo site da chapa.





A Inove OAB privilegia uma gestão participativa e respeitosa. Por isso, acompanhe nossa caminhada pelo nosso site, facebook e instagram.





Qual a sua visão sobre o relacionamento com outras subseções na Baixada Santista e São Paulo?





Raphael Meirelles - Dentro da Região Metropolitana da Baixada Santista a OAB Santos é a maior Subseção. O que significa a necessidade de forte entrosamento com as outras subseções. Porque no problema que atinge um advogado de Santos, pode ser o mesmo a ser enfrentado pelo colega de Guarujá, por exemplo, onde sua instituição deve tomar a frente. Portanto, vejo com união, respeito e comprometimento a relação entre todas as Subseções da região, em defesa tanto do advogado como da sociedade na qual ele atua.





Deixe o seu recado para o associado da OAB, e por que ele deve escolher sua candidatura nesta eleição.





Raphael Meirelles - Colegas advogados e advogadas, de todas as gerações. Fazemos parte de uma instituição que serve de referencial para a sociedade. Inove OAB com tecnologia assertiva, com ações de impacto real em benefício de mais de oito mil inscritos. InoveOAB participando, dia 25, de propostas ousadas, sim, mais serão planejadas e realizadas seguindo a ética e a transparência. Inove OAB.









*Acompanhe o Santa Portal para conferir as entrevistas com os outros candidatos à presidência da OAB-Santos