24/10/2025

Ambiente de Cloud híbrido previne apagões como o da Amazon Web Services, explica especialista

Por Santa Portal em 24/10/2025 às 15:07

Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

Uma falha na Amazon Web Services (AWS), o serviço de computação em nuvem da Amazon, atingiu plataformas de diversos segmentos como e-commerce, companhias aéreas, aplicativos de redes sociais, instituições financeiras, entre outros setores, na última segunda-feira (20).

Entre as mais de 500 empresas afetadas, estavam PicPay, Mercado Livre, iFood, Duolingo e Zoom. No entanto, segundo a empresa, todos os serviços voltaram à normalidade.

A especialista em Segurança da Informação da IAM Brasil, Natalian Silva, explica que a AWS não é o único fornecedor de soluções em Cloud (nuvem). “Outros fornecedores, como Microsoft Azure, Oracle, Google Cloud Plataform, estão sujeitos a sofrerem ataques e indisponibilidade. Acontece que a responsabilidade de habilitar controles, monitorar os ambientes de nuvem e fazer a segurança são dos clientes desses ambientes, que devem habilitar e estruturar esses controles, fazer as configurações e garantir que tudo está funcionando de forma adequada e de acordo com a política de operação de cada empresa, pois cada uma tem sua regulamentação e cenário de controle de segurança”, explica.

Ainda de acordo com Natalian, uma estratégia usada pelas empresas é de ter um ambiente em nuvem ‘híbrido’. Ou seja, uma infraestrutura ‘on-premisses’ que utiliza recursos físicos dos datacenters, assim como ambientes de nuvem e ambientes de nuvem híbridos. “Os ambientes de nuvem híbridos são muito comuns nas empresas hoje. Esses recursos são utilizados justamente para prevenir ocorrências como essa e tentar minimizar o impacto de forma que não afete a continuidade nos negócios”, afirma Natalian.

A especialista ressalta a importância de ter um plano de continuidade de negócios assertivo. “A gente vê muitos planos de continuidade que não levam em consideração os ambientes de nuvem. Olham para os processos das estruturas e para a tecnologia de forma operacional, sem levar em consideração a estrutura tecnológica que está por trás e sustenta o negócio”, conclui.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.