Amazonense encanta público com viagem pelo folclore brasileiro

Por Marcela Morone em 22/02/2025 às 03:01

Crédito: Julia Lanzilotti
Crédito: Julia Lanzilotti

O público já entoava o enredo da Mocidade Amazonense antes mesmo da escola entrar na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na madrugada deste Sábado (22). Apesar dos problemas técnicos e da chuva no final do desfile, a escola não perdeu a alegria.

Com o enredo Nas páginas da memória, Amazonense conta essa história, a agremiação de Guarujá levou à avenida uma viagem repleta de histórias e mitos da cultura popular, narrados através da voz de uma avó que compartilha com as novas gerações as famosas histórias que atravessam o tempo.

A comissão de frente arrancou gritos do público com Dona Benta e Narizinho, personagens icônicas do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O abre-alas, que representava a Onça da Mão-Torta, apresentou um problema nas rodas antes mesmo de entrar na avenida e acabou atrasando o desfile, o que complicou a situação dos guarujaenses.

No entanto, mesmo com os empecilhos do início do desfile, o intérprete de Dona Benta, Maurício Lion, exaltou com euforia seu trabalho na passarela. “É uma responsabilidade muito grande [puxar a escola] como uma personagem que eu aprendi a viver dentro do samba-enredo. A Dona Benta é a maior contadora de histórias da literatura brasileira. Viver uma personagem tão forte em uma escola tão importante, que é a única representante do Guarujá, é gratificante”, disse.

As lendas do Curupira, da Mula sem Cabeça, do Saci e da Iara embalaram o público, no ritmo da bateria Feitiço da Ilha. Com uma gigante Iara e o boto-cor-de-rosa, a segunda alegoria da escola entrou na passarela sem apresentar problemas técnicos. Autor do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Monteiro Lobato recebeu uma ala inteira como homenagem por seu importante papel na literatura brasileira.

Apesar dos problemas com o abre-alas, a escola correu e conseguiu cravar o desfile em 55 minutos, o máximo estipulado pelas regras do carnaval santista.

A Amazonense, que ficou em 3º lugar no Grupo Especial em 2024, agora busca o título do Grupo Especial, que não vai para o Guarujá desde 2009.

O Carnaval 2025 pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação tem um oferecimento da Facttum Construção e Negócios, Trasmontano Saúde e Prefeitura de Santos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.