Professores de Cubatão protestam por falta de pagamento de aulas eventuais

Por Marcela Ferreira em 08/10/2021 às 09:50

Divulgação
Divulgação

Os professores da rede municipal de Cubatão realizaram um ato em protesto à falta de pagamento das aulas eventuais realizadas em setembro. O Sindicato Dos Professores Municipais De Cubatão (SindPmc) e professores organizaram uma manifestação pacífica nesta quinta-feira (7) para cobrar a prefeitura.

Os valores deveriam ter sido quitados na folha de pagamento no dia 29 de setembro, segundo Luciana Avelino Ramos, que é professora de Educação Infantil II e membro do sindicato. Ela ainda diz que a prefeitura explicou para os professores que houve uma falha no sistema.

“Os professores que fizeram aulas eventuais, ou seja, aquelas horas que ultrapassam a jornada, mas que são autorizadas pela Secretaria da Educação, não receberam essas aulas. Não é nada que ultrapasse os limites que a Seduc permite, e nós não recebemos. O secretário de Finanças alegou que o não pagamento dessas aulas ocorreu pela troca de sistema”, disse a professora.

Professores protesto em Cubatão
(Foto: Cesar Neves)

A categoria enviou uma notificação à Secretaria de Educação sobre a falta de pagamento, e no mesmo dia, a secretária Marcia Regina Terras Geraldo respondeu que o problema foi apresentado à Secretaria de Gestão. Ela ainda disse que solicitou o pagamento em folha suplementar até a última terça-feira (5), mas como isso não aconteceu, os professores organizaram a manifestação.

Em contato com o secretário de Finanças, ele afirmou aos professores que, se o pagamento tivesse sido enviado para a pasta até o dia 30, já teria sido efetuado, mas as horas só foram enviadas na última segunda-feira (4), e não haveria tempo para o trâmite do pagamento, que não acontece no mesmo dia.

Professores protesto em Cubatão
(Foto: Cesar Neves)

“O secretário de Finanças diz que está reunindo todos os esforços para que esse pagamento seja feito amanhã, porém não há nada certo, ele não bateu o martelo”, diz Luciana. Se o pagamento não for feito até esta sexta-feira (8), os professores ficarão até o dia 13 sem receber, por conta do ponto facultativo e feriado de Nossa Senhora Aparecida.

“As pessoas fazem essas aulas e contam com o recebimento delas, uma vez que é autorizado. São 143 professores passando por um período difícil. Se não for resolvido, voltaremos presencialmente na quarta-feira”, finaliza a professora.

Posicionamento da Prefeitura de Cubatão

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, ocorreu um problema no momento da importação dos dados e, por conta disso, 143 professores não receberam as aulas excedentes. Além da Seduc, as secretarias de Finanças e de Gestão estão buscando regularizar o pagamento via folha suplementar.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.