Festival traz oficinas de arte e de produção de vídeo com celular para estudantes
Por Santa Portal em 20/10/2024 às 13:00
O Cubatão Sinfonia realiza atividades especiais para cerca de 300 crianças e adolescentes de escolas públicas atendidas pelo Programa. É o Festival “Música e Formação” que acontece nos dias 21, 23 e 25 de outubro (segunda, quarta e sexta) em três escolas públicas da cidade. Embora seja dirigido aos estudantes, o público em geral poderá acompanhar parte das ações nas redes sociais do projeto no Instagram e no Facebook @programacubataosinfonia .
Na segunda (21), o evento inicia na Escola Estadual Afonso Schmidt com atividades voltadas para adolescentes. A abertura será às 14h com bate-papo sobre a importância da profissionalização com Amanda Assis, da empresa Bequisa, além de representantes do SENAl e do ClEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Na sequência tem dinâmica com a assistente social Socorro Bizinelli e encerramento com muita música: apresentações da Camerata de Violões e dos Grupos de Percussão dos núcleos Schmidt e Cota 200.
Na quarta (23), a arte-educadora Juliana Goes realiza quatro oficinas para dezenas de alunos da UME Marta Josete (CEU III), no Jardim São Francisco, a partir das 8h. Em uma viagem musical, desperta sensações nas crianças atendidas pelo Cubatão Sinfonia na unidade. E ao final de cada uma das aulas tem apresentação de coral formado pelos próprios alunos.
O encerramento das atividades acontece na sexta (25), na UME UME Luiz Pieruzzi Neto, na Vila Nova, a partir das 9h. A psicóloga Carol Beltrão bate um papo com os adolescentes sobre responsabilidade e trabalho em equipe. Depois, o pessoal do Instituto Querô ministra oficina sobre como produzir vídeos com celular, aproveitando todas as técnicas oferecidas por smartphones. Ao fim, apresentação dos estudantes que já participam das atividades de música e dança na UME Pieruzzi.
“É muito importante oferecer uma vivência artística para os estudantes que estão na escola parceira. Muitos já participam das nossas atividades e outros têm a oportunidade de conhecer o projeto. O objetivo é, sobretudo, trazer uma formação diferente e sempre antenada à realidade daquele grupo”, afirma Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa Cubatão Sinfonia.
Quem faz o sonho acontecer | Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura, Comunicação e Educação, e da Diretoria de Ensino Regional Santos ligada ao Governo Estadual.
Atualmente o Programa Cubatão Sinfonia conta com 5 núcleos de aprendizado somando cerca de 500 alunos: a sede, na Cota 200, e os núcleos do Cubatão Sinfonia na Escola que funcionam na UME Marta Josete Impaléa (CEU III), no Jardim São Francisco; na UME Luiz Pieruzzi Neto, na Vila Nova; e na Escola Estadual Afonso Schmidt, no Centro. Nas unidades escolares são atendidos crianças e adolescentes do período integral e também a comunidade do entorno com as vagas remanescentes.
Mais sobre o Cubatão Sinfonia | O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios.
Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, realizou atividades on-line e remotas, e foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.
Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas. Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades.
Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.
Programação completa do Festival Música e Formação
21/outubro • segunda-feira • 14 horas
Local: Auditório da E.E. Afonso Schmidt – Rua Bernardo Pinto, 94 – Centro
• Abertura – Bate-papo “Importância da profissionalização” com Amanda Assis, da empresa Bequisa, e representantes do SENAl e do ClEE
• Dinâmica com assistente social Socorro Bizinelli
• Apresentação da Camerata de Violões e Grupos de Percussão dos núcleos Schmidt e Cota 200
23/outubro • quarta-feira – a partir das 8h
Local: UME Marta Josete – CEU III – Rua Assembleia de Deus, 69 – Jd. São Francisco
• Oficina “Estação Musical: experiência de sons e sensações” com com Juliana Goes
• Atividades as 8h, 9h, 12h30 e 14h e apresentação do Coral Infantil ao final de cada oficina.
25/outubro • sexta-feira – 9 horas
Local: UME Luiz Pieruzzi Neto Av. Martins Fontes, 1.241 – Vila Nova
• Dinâmica “Responsabilidade e trabalho em equipe” com a psicóloga Carol Beltrão
• Oficina “Como produzir um vídeo com o celular, técnicas para melhorar o resultado” com Luiz Mara’s – Formação Instituto Querô e participação do Coletivo Olhar Marginal.
• Apresentação dos alunos Núcleo Pierruzi – Percussão, Violino, Violão e Dança.