Cadela é baleada por GCM de folga em Cubatão
Por Santa Portal em 10/02/2026 às 10:00
Uma cadela da raça American Bully foi baleada por um guarda civil municipal (GCM) de folga em Cubatão, no litoral de São Paulo, no último sábado (7). A Prefeitura alegou que o guarda teria presenciado a cachorra atacando um senhor nas proximidades de uma padaria.
“O guarda encontrava-se no interior do estabelecimento quando percebeu a situação de risco, observando a vítima tentar se defender do animal com um guarda-chuva”, diz o posicionamento. Segundo a administração, o guarda tentou intervir e também teria sido atacado pela cadela, momento em que disparou. Segundo apurado pelo Santa Portal, no entanto, a tutora da cadela afirmou que não houve interação entre o animal e o guarda. A cadela foi estabilizada e passará por cirurgia.
“A Secretaria ressalta que a legislação municipal estabelece a responsabilidade do proprietário na condução de animais de grande porte, determinando que estes devem ser conduzidos obrigatoriamente com coleira e focinheira, a fim de garantir a segurança da população”, afirma a nota da Prefeitura.
Após o ocorrido, o GCM foi encaminhado à Delegacia, onde foi registrado o boletim de ocorrência. A Corregedoria da Guarda Civil Municipal também foi acionada para apurar a conduta do agente, conforme prevê os protocolos administrativos e legais.
O Santa Portal entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.