Atleta de Cubatão, de 12 anos, conquista Mundial de Patinação Artística na Argentina
Por Laura Andrade em 19/10/2025 às 07:00
O atleta de Cubatão, Rafael Henrique dos Santos, de apenas 12 anos, se tornou campeão mundial de patinação artística na categoria Figuras Obrigatórias, em competição realizada na Argentina. Mesmo tão o prodígio já conquistou diversos títulos, entre eles, campeonatos paulistas, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos, além de conquistas internacionais e agora o tão sonhado título mundial.
Rafael começou a patinar há pouco tempo, com 10 anos, quando decidiu entrar em um dos projetos esportivos da sua escola Parque dos Sonhos, em Cubatão, instituição que atualmente conquistou o prêmio na categoria “Superação de Adversidades”. A partir dessa nova oportunidade, sua técnica, Janaína Baccarat, percebeu o talento incrível do garoto, e convidou ele para integrar sua equipe de competições, para que tivesse um treinamento mais intenso e direcionado.
Após a técnica dele divulgar alguns vídeos nas redes sociais mostrando o seu desempenho e as boas colocações em competições regionais, o talento de Rafael chamou atenção de muitas pessoas. Logo ele foi notado pela Associação de Patinação Artística Axel (APAA), antigo Clube Saldanha da Gama. Atualmente, o Rafael treina de terça a domingo, por volta de 30 horas por semana e é o atleta mais jovem da Seleção Brasileira de Patinação Artística.
Segundo o pai do patinador, Rosalino Pedro dos Santos, Rafael ficou extremamente feliz e emocionado com essa grande conquista. “Ele chorou muito com esse título. Como competiu em uma categoria acima da idade dele, com garotos de 14 e 15 anos, isso foi uma grande vitória”.
Alías, com esse resultado, ele garantiu o primeiro título do Brasil na categoria Cadete Masculino e se tornou o primeiro atleta brasileiro da categoria infantil a conquistar o primeiro lugar no mundial, no último dia 27.
Figuras Obrigatórias é uma modalidade técnica da patinação em que o atleta executa um conjunto de movimentos predefinidos, como círculos e viradas, seguindo linhas traçadas no chão.
Agora, o próximo desafio de Rafael será a America’s Cup, que será disputada em janeiro de 2026, em Orlando, nos Estados Unidos, para representar novamente o Brasil e se tornar campeão novamente. O atleta busca apoio financeiro por meio de uma vaquinha online, que ajudará a cobrir os custos da viagem e da competição. Quem quiser contribuir, pode acessar o link: America’s Cup 2026 | Vaquinhas online.