Sete escolas de samba desfilaram no primeiro dia do Carnaval santista; Veja como foi
Por Santa Portal em 03/02/2024 às 06:00
Com sete escolas desfilando pela avenida, o primeiro dia do Carnaval de Santos teve emoção, samba-enredo na ponta da língua e muita vibração na arquibancada. As escolas Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias participaram do primeiro dia de desfiles pelo Grupo de Acesso, enquanto a Unidos da Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade passaram pela avenida na divisão especial.
Você pode conferir um resumo das escolas de samba presentes no primeiro dia abaixo:
Divisão de Acesso
Padre Paulo
A Padre Paulo foi a grande encarregada de abrir a Passarela Dráuzio da Cruz, na noite desta sexta-feira (2). A escola do Estuário, que busca o título do Grupo de Acesso do Santos Carnaval 2024, prestou homenagem ao maracatu, manifestação cultural de Pernambuco.
Nas cores das fantasias e no ritmo da bateria, a Padre Paulo levou uma parte da herança afro-brasileira à passarela por meio de 12 alas, um carro alegórico e mais de 600 integrantes.
Bandeirantes do Saboó
Segunda escola do Grupo de Acesso a desfilar no Carnaval de Santos 2024, a Bandeirantes do Saboó encantou o público presente na Passarela Dráuzio da Cruz, nesta sexta-feira (2), contando uma história lúdica sobre o mundo da confeitaria.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Giovana Souza e Rafael Santos, retornou à escola após dois anos e saíram satisfeitos da avenida. Segundo o casal, a Bandeirantes vem para buscar o acesso ao Grupo Especial do Carnaval de Santos.
Vila Mathias
Da zona sul de São Paulo à Passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste santista. A Vila Mathias foi a terceira escola a desfilar pelo Grupo de Acesso na primeira noite do Santos Carnaval 2024 e prestou tributo à Faculdade do Samba, como é conhecida a Barroca Zona Sul, agremiação da Capital com origem na Vila Mariana.
Em uma mistura de tons, a escola mesclou nos trajes seu tradicional azul e dourado com o verde e rosa da Barroca Zona Sul. A Vila Mathias levou 600 integrantes à passarela, distribuídos em 14 alas, além de duas alegorias e um quadripé.
Divisão Especial
Unidos da Zona Noroeste
Atual campeã do Grupo de Acesso, a Unidos da Zona Noroeste abriu os desfiles do Grupo Especial, na noite desta sexta-feira (2). A escola percorreu a passarela do samba exaltando a classe dos caminhoneiros e abordando seu papel para o desenvolvimento do país.
Desfilando pela sétima vez, está e a primeira vez que Iris Santos é a Rainha da Bateria. Ela acredita que a escola vem forte na briga pelo título.
União Imperial
A União Imperial chegou na avenida como a segunda escola do Grupo Especial da primeira noite do Santos Carnaval 2024, na madrugada deste sábado (3). A Águia do Marapé entrou na Passarela Dráuzio da Cruz aos gritos calorosos da torcida, com um enredo em homenagem à resistência negra em Santos.
Em busca de seu 11º título, a Águia do Marapé buscou representar em sua narrativa a negritude por meio da pedra rara azeviche, também conhecida como “âmbar negro”.
X-9
Com 13 minutos de atraso e problemas no carro abre-alas, a X-9 desfilou homenageando as comunidades marginalizadas pela sociedade. A escola foi a penúltima a entrar na Passarela Dráuzio da Cruz, nesta sexta-feira (2).
Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba, Fábio Pryzigoda, o eixo do carro acoplado ao abre-alas quebrou. Essa parte do carro que deu problema foi retirada do desfile e isso não faz com que a escola perca pontos, pois o abre-alas entrou na avenida.
Real Mocidade
Uma das maiores artistas da música brasileira, Elba Ramalho marcou presença, mesmo que não fisicamente, na Passarela Dráuzio da Cruz na madrugada deste sábado (3). A cantora foi o tema do enredo da Real Mocidade, quarta e última escola a desfilar no Grupo Especial da primeira noite do Santos Carnaval 2024, na madrugada deste sábado (3).
Intitulado Oxente, Real Mocidade Santista! Elba, a sua história se faz história. Ai que saudade d’ocê!, o enredo da Leão do Marapé trouxe a Santos a tradição nordestina, o cordel e os grandes sucessos que marcaram os mais de 50 anos de carreira de Elba Ramalho.