UTI pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro é fechada temporariamente
Por #Santaportal em 07/01/2020 às 16:27
SANTOS – O hospital estadual Guilherme Álvaro, em Santos, fechou a Unidade de Terapia Intensiva (UIT) pediátrica que oferecia dez leitos. A notícia preocupa principalmente quem tem filho pequeno e depende de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a diretora técnica do hospital, Mônica Mazzurana, a unidade precisou ser fechada por falta de funcionários. De acordo com ela, havia uma defasagem de 30% no quadro da UTI. Essas baixas teriam acontecido nos últimos meses em razão de licenças médicas e aposentadorias.
A diretoria destaca que a UTI pediátrica tinha apenas dois pacientes na quinta-feira e que, após ambos receberem alta do setor, a área foi fechada na sexta-feira.
No entanto, a nossa reportagem esteve no local e nas duas portarias, tanto na Rua Oswaldo Cruz quanto na Avenida Siqueira Campos, nenhum aviso sobre a medida.
A UTI pediátrica do Guilherme Álvaro deverá passar por uma reformulação, com uma organização social sendo contratada para assumir o atendimento no setor por meio de chamamento público. A unidade deverá ser reaberta em um prazo de no máximo três meses.
A Santa Casa de Santos não possui leitos disponíveis para receber novos pacientes na UTI pediátrica, enquanto o Hospital dos Estivadores não conta com leitos de UTI pediátrica, conforme informou a Secretaria de Saúde da cidade.
De acordo com a diretora técnica, o Hospital de Registro assumiu a responsabilidade dos pacientes da região sul. Já de Praia Grande até Bertioga, os hospitais que dispõe desse tipo de serviço ficarão responsáveis pelo atendimento dos pacientes.