Reunião do Condesb discute túnel Santos-Guarujá, VLT e temas estratégicos para a região
Por Santa Portal em 11/12/2024 às 11:00
A última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) nesta terça-feira (10), foi marcada pela presença do secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini. Ele discutiu temas estratégicos para a região, como a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, o túnel imerso Santos-Guarujá e as próximas fases do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Dos nove prefeitos da Baixada Santista, quatro participaram do encontro: Kayo Amado (São Vicente), Raquel Chini (Praia Grande), Márcio Melo Gomes (Mongaguá) e Válter Suman (Guarujá). Os gestores aproveitaram para reforçar demandas e buscar avanços em projetos essenciais para a região.
Rafael Benini reiterou o compromisso do governador Tarcísio de Freitas em acelerar soluções de mobilidade urbana na Baixada Santista. Já o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, destacou as iniciativas estratégicas do governo para o enfrentamento das mudanças climáticas e a criação de cidades mais resilientes.
“O governador Tarcísio tem determinado a estruturação de Políticas Públicas de Precisão para o enfrentamento das mudanças climáticas no desenvolvimento urbano. O lançamento do programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, com soluções baseadas na natureza aplicadas a perímetros urbanos vulneráveis, é uma demonstração assertiva desse novo modelo de governança”, afirmou Police Neto.
Operação Verão e segurança pública
Outro tema em destaque foi a Operação Verão, que começa em dezembro e segue até fevereiro, com o reforço de 2.394 policiais, 45 a mais do que na temporada passada. Durante a apresentação do Comandante do CPI-6, Coronel PM Nery, o presidente do Condesb, Kayo Amado, enfatizou a necessidade de ampliar o efetivo policial de forma permanente para as nove cidades da região.
“Sabemos o quanto a Operação Verão é importante, mas precisamos de um maior número de policiais para permanecerem nas 9 cidades da nossa região de forma permanente”, ressaltou Kayo Amado.
Pautas adiadas para 2025
Duas importantes discussões foram adiadas para a próxima reunião do conselho: a apresentação do Geoportal STM, que propõe a integração e o mapeamento das informações de mobilidade do transporte coletivo na região, e o desenvolvimento do Plano de Contingência para a Baixada Santista, a ser conduzido pelo Coronel PM Victor de Freitas Carvalho, do Comando do Corpo de Bombeiros (CBI-3).
Com isso, o encerramento do ano deixou encaminhadas ações fundamentais para mobilidade, segurança e sustentabilidade, apontando para um 2025 com foco em avanços estruturais na Baixada Santista.