Sobrecarga viária é debatida em lançamento da Frente Parlamentar para 3ª pista
Por Santa Portal em 21/05/2024 às 06:00
A Frente Parlamentar em Defesa da Implementação da Terceira Pista da Rodovia dos Imigrantes da Assembleia Legislativa (Alesp) realizou a sua primeira reunião de trabalho na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), nesta segunda-feira (20), em Santos. A iniciativa de criar esse grupo no Parlamento paulista foi da deputada estadual Solange Freitas (União).
“Eu resolvi criar essa Frente Parlamentar a pedido da sociedade civil, todos preocupados com os congestionamentos constantes nas estradas e na chegada e saída das cidades da Baixada e vamos acompanhar todo o andamento desse processo.”, disse a parlamentar Solange.
De acordo com o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, é preciso ganhar mais flexibilidade no sistema. “Essa obra não é o fim, a gente precisa pensar na próxima. É uma obra que deveria ter acontecido, a gente está tentando fazer agora e já tem que pensar na próxima. Essa obra não vai resolver todo o problema da Baixada”, destaca o representante do Governo Paulista.
Mesmo assim, a nova pista terá a possibilidade de ampliar a competitividade de um dos principais portos do Hemisfério Sul. Atualmente 60% da movimentação de cargas no cais santista é feita por rodovia, 30% por malha ferroviária e 10% por meio de dutos. Segundo Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos, no ano passado foram movimentados 174 milhões de toneladas de produtos. Boa parte passando pela via Anchieta que há tempos está sobrecarregada.
“A mesma pista é utilizada há 80 anos quando movimentávamos quatro milhões de toneladas. Além das obras de infraestrutura, para que se apresente de forma competitiva com outros portos do mundo, para entrada e saída de navios, é preciso que o Porto se dedique junto com os governos federal e estadual as vias de escoamento dos produtos”, sinaliza Pomini.
O gerente regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ-SP) Guilherme da Costa Silva, também compactua da mesma preocupação. “A Antaq vem acompanhando os investimentos de infraestrutura no Porto. A criação de armazenagem nos terminais que tiveram os seus contratos prorrogados antecipadamente, os novos contratos de licitação, os arrendamentos dos operadores que estão fazendo investimentos. Em contrapartida, a gente está vendo pouca ampliação do acesso rodoviário ao Porto e a comunidade em geral. Então essa ação da deputada Solange Freitas é fantástica. A agência apoia tudo que for relacionado a ampliação da infraestrutura, mesmo que não seja aquaviária, que é o nosso foco. Pois no final das contas, melhora, de certa forma, a movimentação do Porto. Então, é extremamente importante essa Frente Parlamentar”, destaca
Em dezembro do ano passado o assunto foi tema de uma Audiência Pública de autoria da deputada Solange Freitas na Alesp. Em visita recente à Baixada Santista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sinalizou que o projeto executivo ficará pronto em 2026. Após esse primeiro momento, o Estado terá uma dimensão real do investimento que a princípio está avaliado em sete bilhões de reais.
“Nós já temos consórcio, projetistas internacionais e nacionais contratados, numa combinação dos melhores profissionais para desenvolver esse projeto”, esclareceu o diretor-presidente da Ecorodovias Rui Klein.
Uma ata será elaborada com todos os pontos debatidos nesta primeira reunião. O próximo encontro ainda não tem data definida.